REITORIA

Conif entrega documento ao Ifac para pautar debate nas eleições

publicado: 31/05/2022 17h45, última modificação: 31/05/2022 20h05
Documento foi entregue à reitora Rosana Cavalcante dos Santos durante 29ª reunião do Colégio de Dirigentes, realizada no campus Tarauacá
Encontro Conif_colégio de Dirigentes (4).JPG

Como parte da programação da 29ª Reunião Ordinária do Colégio de dirigentes, realizada no período de 24 a 26 de maio, no campus Tarauacá, o secretário Executivo do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Alexandre Bahia, participou do encontro com os gestores do Instituto Federal do Acre (Ifac), na quinta-feira (26), com o tema "Diretrizes para a Educação Profissional e Tecnológica do Brasil".

Convidado para participar da inauguração do refeitório e do encontro com os gestores do Ifac, Alexandre Bahia entregou o documento à reitora Rosana Cavalcante dos Santos, divulgado pelo Conif na mesma data em que o Secretário Executivo participava do Colégio de Dirigentes. "O documento será encaminhado pelos dirigentes da Rede Federal aos pré-candidatos à presidência, aos governos estaduais/distritais e ao Congresso Nacional", informou.

Encontro Conif_colégio de Dirigentes (3).JPG

A reitora Rosana Cavalcante dos Santos, agradeceu a participação de Alexandre Bahia e destacou a importância do documento neste período eleitoral. Rosana Cavalcante participou da gestão do Conif, tendo sido eleita (2019) e reeleita (2020) como vice-presidente de Relações Parlamentares. Em seus mandatos a reitora do Ifac desenvolveu um trabalho atuante no Congresso Nacional, através de ações propositivas junto aos senadores e deputados federais consolidando o papel da Rede Federal e sua importância para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Brasil.

Durante o encontro com os gestores, Alexandre Bahia explicou que o documento foi construído a partir do arcabouço da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e sua importância estratégica para o desenvolvimento do Brasil. O texto - publicado no site do Conif e disponível aqui - aponta os dez objetivos estratégicos para o setor, a serem explorados pelos candidatos nos próximos quatros anos.

Após o encontro com gestores, o Secretário Executivo Alexandre Bahia se colocou à disposição para explicar toda a construção do documento "Diretrizes para a Educação Profissional e Tecnológica do Brasil".

Encontro Conif_colégio de Dirigentes (1).JPG Encontro Conif_colégio de Dirigentes (2).JPG

Documento

O documento "Diretrizes para a Educação Profissional e Tecnológica do Brasil" pontua a necessidade de melhorar a estrutura operativa da Rede Federal garantindo, entre outras coisas, a manutenção dos recursos destinados à sua operacionalização, como também a ampliação do capital investido, para que se possa continuar a desenvolver pesquisa aplicada, ensino e práticas extensionistas em prol de milhões de brasileiros.

O presidente do Conif, Claudio Alex Jorge da Rocha, destaca que é imperativo que a Educação Profissional seja um dos eixos norteadores para os próximos anos do governo brasileiro. “Para além de uma política pública, deve ser uma Política de Estado, um indutor de crescimento socioeconômico para o país. Para tanto, é necessário que se tenha investimento forte na área e que seja tratada como uma prioridade educacional”.

No intuito de assegurar um orçamento e investimento mais equânime para as instituições da Rede Federal a publicação propõe ainda a flexibilização da Emenda Constitucional 95, que trata do Teto de Gastos Públicos. A estratégia do Colegiado é a de que nos próximos meses todos os pontos abordados no documento sejam objeto de debate com os pré-candidatos das eleições de outubro.

Conif

Criado em 24 de março de 2009, o Conselho reúne os dirigentes máximos dos 38 institutos federais, dois centros federais de educação tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II e tem dentre os objetivos a valorização, o fortalecimento e a consolidação da Rede Federal, que contabilizam mais de 600 unidades em todo o País. O Conif atua no debate e na defesa da educação pública, gratuita e de excelência.

(Com informações da Assessoria de Comunicação/Conif)