Campus Rio Branco

Curso de Segurança do Trabalho do Ifac realiza Abril Verde

publicado: 17/05/2022 14h54, última modificação: 17/05/2022 14h54
Evento realizado anualmente pela Coordenação do curso trata da conscientização e prevenção aos acidentes de trabalho
abril_verde_riobranco1.png

Ao longo do mês de abril, professores e alunos do Curso Técnico em Segurança do Trabalho do Ifac Campus Rio Branco realizaram atividades da campanha do Abril Verde, dedicada às ações de conscientização e prevenção ao acidente de trabalho. O evento realizado anualmente pela Coordenação do Curso no Ifac contou com palestra e visitas técnicas a organizações e empresas parceiras.

Iniciando as atividades, no dia 18, os estudantes realizaram uma visita técnica ao Corpo de Bombeiros, onde receberam instruções sobre primeiros socorros e combate a incêndio. A estudante Nayara Mesquita agradeceu a oportunidade de aprendizado: “Que conexão incrível que os organizadores de nossa visita técnica junto com os docentes e discentes do curso e o Ifac nos proporcionaram. Manhã proveitosa de muitos aprendizados super importantes que iremos levar, não só para experiência profissional, mas também para vida.”

abril_verde_riobranco4.png

Visita técnica ao Corpo de Bombeiros, em Rio Branco

As turmas do curso também tiveram a oportunidade de realizar uma visita técnica ao Frigorífico Annasara, onde puderam aplicar os conhecimentos teóricos acerca de várias Normas Regulamentadoras e identificar na prática diversos riscos ambientais.

abril_verde_riobranco5.png

Visita técnica ao frigorífico Annasara

No encerramento do Abril Verde foi realizada a palestra “A prevenção de acidentes e a fiscalização da Construção Civil no Acre: O panorama com as mudanças na NR 18 e PGR”, ministrada pelos auditores fiscais da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Acre (SRTE), Valdemar Bandeira e Polyana Almeida. A atividade aconteceu no auditório do Campus Rio Branco, no dia 28 de abril.

abril_verde_riobranco21.png

Palestra dos auditores fiscais do SRTE no Acre

De acordo com a coordenadora do curso, professora Emanuela Santos, além do evento realizado em abril, os alunos do 4º período do curso técnico estão preparando uma atividade especial. Trata-se do Jogando Verde: desbravando as NR's, um projeto de gamificação em Segurança do Trabalho realizado pelos alunos veteranos sob coordenação do professor Gabriel Dantas. A atividade será no dia 28 de maio, no Campus Rio Branco.

Sobre o Abril Verde

A campanha do Abril Verde se deve à data de 28 de abril, Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Foi no dia 28 de abril de 1969 que aconteceu uma explosão numa mina no estado norte-americano da Virginia que matou 78 trabalhadores.

Com informações e fotos da Coordenação do Curso de Segurança do Trabalho