Inovação tecnológica

Empresa formada por aluno e professores do Ifac terá apoio da incubadora

publicado: 19/05/2022 21h00, última modificação: 26/05/2022 11h08
Empreendimento “Peixe Sadio” buscará oferecer um aplicativo para apoiar a atividade da piscicultura
empresa_incubada_peixes.png

Sócios Pedro Hercílio e Maralina Torres com o coordenador da Incubac, Reinaldo Maia ao centro / Foto: Maralina Torres

A empresa Peixe Sadio, criada pelo discente em Recursos Pesqueiros do Ifac, Caio Matheus e pelos docentes Maralina Torres e Pedro Hercílio Cavalcante foi aprovada no processo seletivo realizado pela Incubadora de Empreendimentos do Acre, a Incubac. O apoio da incubadora foi formalizado no início do mês, quando as empresas aprovadas assinaram o contrato de incubação durante um evento que ocorreu na sede da Incubac, localizada no Campus Rio Branco.

A Peixe Sadio tem o objetivo de desenvolver uma solução tecnológica que auxiliará o piscicultor na identificação dos agentes causadores de doenças em peixes, evitando prejuízos financeiros e diminuindo danos ao ecossistema aquático. A empresa conta ainda, com outros profissionais ligados ao Ifac, à Universidade Federal do Acre e à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que possuem alta capacitação técnica e científica para o desenvolvimento da plataforma.

empresa_incubada_peixes_logo.jpg

Logomarca da empresa Peixe Sadio

De acordo com sócia da Peixe Sadio, a docente Maralina Torres, “A plataforma vai auxiliar na detecção de doenças de peixes por meio de dispositivos móveis, em tempo real e sem a necessidade de conexão com a internet. O aplicativo será prático, intuitivo e fácil de usar, fornecendo uma série de imagens que auxiliarão no diagnóstico das enfermidades.”

O professor Pedro Hercílio, também sócio da empresa, afirmou que a Peixe Sadio busca com a Incubac apoio técnico para o desenvolvimento e execução da ideia, bem como a cessão do espaço físico para funcionamento. “É motivo de grande expectativa a assinatura desse contrato para o crescimento da nossa startup. Além disso, a incubadora nos colocará em contato com outras empresas e experiências de sucesso”, comentou.

O estudante do curso técnico em Recursos Pesqueiros, Caio Matheus explicou que a ideia do aplicativo é ser um instrumento de apoio à atividade da piscicultura, e as ferramentas disponíveis são benéficas tanto para os usuários quanto para bem-estar animal.

Criador da ideia, o discente comemorou a aprovação da empresa no programa de incubação da Incubac e afirmou: “Como empreendedor e futuro técnico da área de piscicultura, estou feliz de participar de um projeto como este.”