Campus Baixada do Sol

Alunos de Zootecnia do Ifac realizam visita técnica à Fazenda São Raimundo

publicado: 25/05/2022 18h49, última modificação: 25/05/2022 18h49
Estudantes do Campus Baixada do Sol conheceram a criação de peixes e de bubalinos; Atividade foi parte da IV Semana Acadêmica de Zootecnia do Campus Sena Madureira
visita_tecnica_pesqueiros (3).jpg

Discentes do Curso Técnico em Zootecnia do Campus Baixada do Sol participaram de uma visita técnica às Fazendas Nova Esperança e São Raimundo, no dia 13 de maio. A atividade foi organizada no âmbito da IV Semana Acadêmica de Zootecnia, coordenada pelo Campus Sena Madureira.

Na visita os discentes tiveram a oportunidade de conhecer a história do proprietário da Fazenda São Raimundo localizada no Ramal do Panorama, Sr. Ivan de Souza, que é uma referência de sucesso no ramo da piscicultura e colocou sua propriedade entre as dez mais produtivas no estado do Acre, conforme explicou a professora Maralina Torres.

Além disso, os alunos conheceram o laboratório de alevinagem de peixes nativos, os tanques de piscicultura e as espécies de peixes mais produzidas. Eles ainda visitaram o rebanho de bubalinos das espécies Murrah e Jafarabadi, e conheceram um pouco sobre o modo de produção desses animais.

visita_tecnica_pesqueiros (1).jpg

Proprietário da fazenda fala aos discentes no laboratório de alevinagem

Enquanto observavam os espaços, os estudantes ouviram explicações sobre todas as etapas envolvidas na produção dos alevinos e dos búfalos, assim como viram todos os ambientes e equipamentos utilizados nos diferentes processos tais como indução da desova, desova e fecundação, eclosão dos ovos, incubadoras, tanques para crescimento das larvas, engorda e depuração.

A integração entre os estudantes do curso de Zootecnia de Rio Branco e Sena Madureira foi muito produtiva e enriquecedora. Além disso, os discentes puderem conhecer uma propriedade chave para o estado do Acre, que trabalha com piscicultura, bovinocultura e bubalinocultura, de forma produtiva e eficiente”, afirmou a docente que atua no Campus Baixada do Sol, Maralina Torres.

A aluna do 3º período do curso Técnico em Zootecnia, Cristiana Royer afirmou que ficou impressionada com a dedicação do proprietário da fazenda em todas as etapas de produção. “Foi a primeira vez que tive um contato direto com a piscicultura”, contou.

visita_tecnica_pesqueiros (2).jpg

Visita aos viveiros de piscicultura na Fazenda São Raimundo

Para a caloura, Andreia Mendes, “Foi um dia de vivência muito produtiva, pois pudemos ver na prática muito do conteúdo teórico do 1º período. Aprendemos que com criatividade, esforço e perseverança podemos melhorar o sistema de produção e que tudo depende do quanto podemos fazer para melhorar e não somente do que ainda não temos.”

Estudante do 2º período do curso Técnico em Zootecnia, Cleidison Miranda comemorou a visita pela oportunidade de conhecer a rotina de quem vive do agronegócio. “Uma experiência que vamos levar para a vida toda!”, destacou.

Outro calouro do curso, Moisés Cavalcante disse que “Embora seja aluno do 1º Período, eu já tenho uma boa experiência ou vivência, mas para outros colegas esse foi o primeiro contato com o ambiente de psicultura. Vejo que saíram com outra visão nos assuntos, puderam acompanhar de perto a complexidade no ramo de piscicultura e da criação de bubalinos.”

visita_tecnica_pesqueiros (1).png

Discentes conheceram o rebanho de bubalinos das raças Murrah e Jafarabadi / Fotos: Maralina Torres