Ifac inicia curso de microempreendedor individual em Cruzeiro do Sul

publicado: 26/05/2022 20h28, última modificação: 26/05/2022 22h57
Aula inaugural foi realizada no dia 23 de maio com a presença de autoridades locais; Formação tem apoio da Prefeitura Municipal e do Governo do Estado
microempreendedor_cruzeiro1.jpeg

O Instituto Federal do Acre (Ifac) realizou, no dia 23 de maio, a aula inaugural do curso de Microempreendedor Individual, em Cruzeiro do Sul. A cerimônia ocorreu no Teatro dos Nauas e contou com a presença do prefeito Zequinha Lima e outras autoridades, além do coordenador do Programa Qualifica Mais Progredir no Ifac, Mário Sérgio Lobão, da coordenadora do programa no município, Maiane Monte e do diretor substituto do Campus Cruzeiro do Sul, Raelisson Walter.

O Ifac abriu 500 vagas em Cruzeiro do Sul para o curso gratuito de qualificação profissional em Microempreendedor Individual, com carga horária de 160 horas. As aulas serão realizadas nas Escolas Estaduais Tancredo Neves e Braz de Aguiar, no período da tarde, de segunda a sexta-feira.

microempreendedor_cruzeiro2.jpeg

Mesa de abertura da aula inaugural do curso de microempreendedor individual em Cruzeiro do Sul

As vagas ofertadas foram direcionadas aos beneficiários do Programa do Auxílio Brasil e de pessoas inscritas no CadÚnico. O edital ainda prevê o pagamento de assistência estudantil aos alunos, como auxílio para alimentação e transporte.

O curso de Microempreendedor Individual faz parte do Programa Qualifica Mais Progredir, que é uma ação do Governo Federal, executada pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC).

O programa tem parceria com a Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Sul através da Secretaria de Desenvolvimento Social e com o Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação e da Coordenação Geral do Núcleo Estadual no município.

Agenda no município

microempreendedor_cruzeiro3.jpegDurante a passagem do coordenador do programa pelo município, foram realizadas várias reuniões com agentes públicos para consolidar a parceria. Pela manhã, ocorreu uma reunião com a Direção Geral do Campus Cruzeiro do Sul e, logo após, uma reunião com a diretora da Escola Comandante Braz de Aguiar, Rocilene Rodrigues.

O professor Mário Sérgio também participou de uma reunião com o prefeito Zequinha Lima com objetivo de apresentar a execução do programa. Ainda pela tarde, ele esteve com a diretora da Escola Tancredo Neves, Rosane de Souza e, depois participou de uma reunião com a coordenadora Geral do Núcleo da Secretaria Estadual de Educação de Cruzeiro do Sul, Maria Ruth Bernardino da Silva.