Campus Sena Madureira

Ifac oferta oficina para prática de Libras no Campus Sena Madureira

publicado: 18/05/2022 15h12, última modificação: 18/05/2022 15h14
Oficina será presencial, nas tardes de 25 de maio a 20 de julho; Inscrição deverá ser feita pela internet no dia 20 de maio a partir de 08h
praticando_libras_sena.png

O Instituto Federal do Acre (Ifac) Campus Sena Madureira vai realizar a oficina Praticando Libras com o objetivo de promover a prática da Língua Brasileira de Sinais entre os participantes. A oficina será presencial com carga horaria de 30 horas, e encontros no período de 25 de maio a 20 de julho de 2022, das 13h30 às 17h. A ação será desenvolvida pelo Núcleo de Estudos Linguísticos e Internacionalização (Nuceli), em parceria com Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne).

A inscrição deverá ser feita no dia 20 de maio com o preenchimento e envio do formulário eletrônico disponível no link bityli.com/praticandolibras que ficará disponível a partir das 08h. Os 30 primeiros inscritos serão selecionados e ao atingir o número de inscritos o formulário será encerrado. A oficina é destinada a pessoas que já tenham feito um curso básico de Libras.

A oficina visa proporcionar aos alunos egressos dos Cursos Básicos de Libras um espaço de interação linguística, de resgate dos conhecimentos básicos das estruturas gramaticais da Língua Brasileira de Sinais, bem como das informações e práticas necessárias para a comunicação com as pessoas surdas em nível básico.

A ação prevê, através de seus conteúdos e metodologias de ensino, uma imersão sobre questões cultural, práticas linguísticas e interação social. Dessa maneira, ao final da oficina os participantes deverão ser capazes de executar corretamente os sinais dentro de contextos reais.

Além dos objetivos mencionados, a oficina também busca proporcionar o estreitamento dos laços sociais e contatos prejudicados pelo isolamento pandêmico da Covid-19. Segundo a coordenadora do Núcleo do Centro de Estudos Linguísticos e Internacionalização, Ana Claudia Rocha, “Após dois anos de trabalho remoto, nos sentimos felizes em retornar as atividades presenciais. Dessa forma, a oficina Praticando Libras tem como objetivo superar distanciamentos Linguísticos, através da promoção das práticas educacionais necessárias para o aprendizado da Libras, bem como para oportunizar o desenvolvimento linguístico e inclusão social.”

Mais informações sobre a oficina Praticando Libras podem ser obtidas pelo e-mail csm.concei@ifac.edu.br.

Com informações e arte do Campus Sena Madureira