Gestão de Pessoas

Ifac promove roda de conversa sobre autismo

publicado: 04/05/2022 13h47, última modificação: 04/05/2022 13h47
Evento foi realizado no dia 27 de abril e contou com a participação de servidores, estudantes e comunidade
imagens_materias_capa (28).png

O Instituto Federal do Acre (Ifac), por meio da Coordenação de Atenção à Saúde e Qualidade de Vida (Cosvi), da Diretoria Sistêmica de Gestão de Pessoas (Disgp), realizou a roda de conversa on-line “Cuidando do Cuidador: Autismo e Família”. O evento, que aconteceu no dia 27 de abril, contou com a participação de servidores, estudantes e comunidade.

Conforme explica a assistente social e coordenadora da Cosvi, Sandra Amorim, o evento teve como objetivo acolher os servidores com filhos autistas, como também promover trocas entre os participantes sobre experiências, desafios e, principalmente, refletir que o cuidador também precisa ser cuidado.

Dentre as temáticas discutidas durante a roda de conversa, Sandra Amorim destacou a fragilização da rede socioassistencial, a ausência de políticas públicas, dificuldades do diagnóstico, mudanças na dinâmica sociofamiliar e escolas que acolham as crianças autistas, além de bullying, presença paterna e terapia para os cuidadores.

A servidora Andreza Araújo do Nascimento Melo participou do evento e destacou como a atividade aproximou mais os servidores. “A roda de conversa sobre o autismo foi uma iniciativa muito positiva da Cosvi, uma vez que compartilhamos experiências vividas, medos e acertos. Isso nos aproximou mais, pois além de servidores do Ifac, somos mães/pais de autistas e temos um objetivo em comum, que é a busca constante pelo desenvolvimento e inclusão de nossos filhos”.

Maria das Graças Alves Pereira, que é mãe do Davi, psicóloga e professora do Ifac, foi responsável pela mediação do evento. Para ela, a atividade foi mais que necessária: foi um momento de compartilhamento, emoção e luta.

image (1).png

“A iniciativa de fazer a roda de conversa, convidando todas as famílias que têm autistas, foi de um acolhimento e simbolismo muito grande, assim como o convite para fazer a mediação e receber meus colegas, de um lugar que também é meu. Meu filho amado tem autismo e eu me senti muito privilegiada, muito amada de poder ser anfitriã. Agora a luta é nossa, pela inclusão, pelos nossos filhos, por uma instituição inclusiva e respeitadora. A luta é nossa para que esse mundo possa ser mais amoroso. Foi uma iniciativa que transmitiu amorosidade. Quero parabenizar a Cosvi e a Disgp pela iniciativa e o convite. Acredito que como eu, todos se sentiram em casa, podendo conversar sobre algo muito importante, que são nossos filhos autistas”, afirmou Maria das Graças.

Conscientização

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado em 02 de abril. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007, tendo por objetivo difundir informações para a população sobre o autismo e assim reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas pelo transtorno.

Nesse sentido, o Ifac tem tratado a temática como uma demanda de discussão coletiva, que precisa ser dialogada e disseminada, uma vez que servidores, familiares, a comunidade e estudantes diagnosticados participam da luta por uma educação inclusiva e de qualidade.

“Entendemos que ações coletivas como esta são um passo importante para proporcionar diálogos, parcerias, fortalecimento de políticas e até mesmo um espaço de descobertas criativas e tecnológicas para o enfrentamento dos desafios que envolvem a temática”, ressaltou Sandra Amorim.

Ainda de acordo com a coordenadora da Cosvi, a iniciativa teve como base as discussões propostas pela pesquisadora Sheila Borges da Silva, que trata sobre como a família de pessoas com deficiência enfrentam obstáculos no seu cotidiano para os quais não estava preparada.