Ifac realiza aula inaugural do projeto Academia do Futebol

publicado: 02/05/2022 14h11, última modificação: 22/11/2022 12h50
Evento, que aconteceu nesta segunda-feira (02.05), também contou com a entrega de equipamentos para as escolas estaduais parceiras da ação
imagens_materias_capa (17).png

O Instituto Federal do Acre (Ifac) realizou, nesta segunda-feira (02.05), a aula inaugural do projeto Academia do Futebol, na Arena da Floresta. Durante o evento também foi realizada entrega simbólica de equipamentos esportivos para as Escolas Estaduais Aurea Pires, José Ribamar Batista e o Colégio Militar Dom Pedro II.

Os kits esportivos, que serão entregues, são compostos por bolas, coletes, camisas, cones, apitos, bolsas e sacos para guardar equipamentos esportivos, bombas, cronômetros, colchonetes e conjunto de cartões (azul, amarelo e vermelho).

imagens_materias_capa (21).png

Projeto

O Academia do Futebol tem o objetivo de estimular o desenvolvimento de habilidades técnicas, táticas e cognitivas relacionadas ao esporte. Cerca de 320 crianças, adolescentes e jovens serão beneficiados, nos municípios de Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Sena Madureira, Rio Branco e Xapuri. As aulas e demais atividades do projeto serão sediados em algumas escolas estaduais e campi do Ifac.

O projeto, que junto ao Ifac é coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), surgiu a partir do programa Academia & Futebol, da Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor e Secretaria Especial do Esporte, que tem o objetivo de destinar recursos financeiros para compra de material esportivo e pagamento de bolsas para professores e monitores.

Junto aos polos de execução do projeto, serão atendidas crianças, adolescentes e jovens, com idades entre 6 e 23 anos, através de atividades que envolvem o treinamento de futsal.

Cerimônia

Para o pró-reitor de Extensão do Ifac, Fábio Storch de Oliveira, que durante o evento representou a reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, iniciar as atividades do projeto Academia do Futebol representa um novo passo para a instituição.

“É um dia de muita alegria, pois estamos efetivando o projeto Academia do Futebol. Uma ação, que iniciamos em 2020, mas que devido a pandemia precisou ser adiada. Naquela época, me reuni com a equipe da Proex e ressaltei que os projetos e ações nacionais, com possibilidade de recursos extras para a instituição, seriam trazidos para o Acre. E o Academia do Futebol é um deles. Isso mostra que estamos no caminho certo”, destacou o pró-reitor de Extensão.

Ainda de acordo com Fábio Storch, as parcerias com a Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esporte e o Departamento de Esporte foram fundamentais para que o projeto alcançasse ainda mais municípios. “Serão 11 polos do Academia do Futebol no Acre. Uma amplitude que é resultada da parceria com o Estado. Nós seguimos acreditando no poder do esporte e que por ele, os jovens e crianças poderão alcançar um futuro melhor. Tenho certeza que o programa já é um sucesso”.

imagens_materias_capa (19).png   imagens_materias_capa (20).png

O secretário de Educação, Cultura e Esporte, Aberson Carvalho de Sousa, também participou do evento representando o governador Gladson Cameli. Na cerimônia, o gestor estadual frisou o quão relevante são as práticas esportivas para a educação. “Falar do esporte, deste programa, é falar do futuro. Quero agradecer o Ifac pela ação de responsabilidade social que está tendo com esse projeto. Existe um futuro e ele passa pela escola, pelas práticas esportivas. O esporte é vida e ele transforma as pessoas. Enquanto Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, seguimos a disposição e dando total apoio a essas iniciativas”.

Paulo Roberto de Souza, diretor-geral do campus Rio Branco, também prestigiou o evento. A unidade do Ifac, localizada no bairro Xavier Maia, será polo de duas turmas do projeto Academia do Futebol. “Nós acreditamos muito nessa ação e teremos dois polos de atividades no campus Rio Branco. Além de desenvolverem as atividades do projeto, está também será uma oportunidade para que os jovens conheçam a nossa estrutura”.

Também participaram do evento, o professor Vladimilson Maia, representando o chefe do Departamento Estadual de Esportes, José Edimar Santiago de Melo Junior, o coordenador do projeto Academia do Futebol no Ifac, José Weliton Bassi da Silva, além de professores e educadores físicos, como também os estudantes das Escolas Estaduais Aurea Pires, José Ribamar Batista e o Colégio Militar Dom Pedro II, e servidores do Ifac.