Notícias

Campus Rio Branco

Ifac realiza colação de grau presencial após retorno gradual

publicado: 06/05/2022 22h45, última modificação: 09/05/2022 10h19
Evento foi realizado na noite desta sexta-feira (06.05), em Rio Branco; colaram grau, os formando dos cursos superiores de Administração, Ciências Biológicas, Matemática, Processos Escolares e Sistemas da Internet
20220506_202114_0000.png

O Instituto Federal do Acre (Ifac) realizou, na noite desta sexta-feira (06.05), a primeira colação de grau presencial, após o retorno gradual na instituição. O evento contou com a presença de servidores, familiares e amigos de formandos dos cursos de Administração, Ciências Biológicas, Matemática, Processos Escolares e Sistemas para Internet, do campus Rio Branco. A cerimônia aconteceu no anfiteatro Garibaldi Brasil da Universidade Federal do Acre (Ufac).

Como forma de garantir a acessibilidade do evento, Kaio Patrício, Marcia José Pedro e Regiane Freire fizeram a intepretação em Língua Brasileira de Sinais. Além disso, todos os membros da mesa e formandos que realizam discursos fizeram sua autodescrição.

Participaram da solenidade, como paraninfos, paraninfas, docentes homenageados e coordenadores de cursos: Pollyana Rufino de Souza Oliveira (Administração), Rodrigo Duarte Soliane (Logística), Alcilene Oliveira Alves (Processos Escolares), Silvana de Andrade Gonçalves (Sistemas para Internet), André Luís Botelho de Moura (Ciências Biológicas), Vilma Luisa Siegloch Barros (Matemática), Francisco Heliton do Nascimento (Processos Escolares), Francisco Bezerra de Lima Junior (Logística), Marlon Amaro Coelho Teixeira (Sistemas para Internet), Amanda Moura Badarane (Ciências Biológicas), Mara Rykelma da Costa Silva (Matemática) e Antônio Oliveira da Silva (Ciências Biológicas).

Também integraram a colação de grau, a reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, e o diretor geral do campus Rio Branco, Paulo Roberto de Souza. 

20220506_202114_0001.png

Professor Francisco Heliton, em seu discurso para as turmas formandas, destacou o esforço e dedicação junto ao estudo. "Vocês são pessoas que perseveraram e vão fazer a diferença. Hoje estão fazendo jus a esse momento que estão vivenciando. Mas quero falar em especial para a turma de Processos Escolares, da qual tenho muito orgulho. Todos que aqui estão são pessoas que em sala de aula mostraram suas habilidades, competências e são engajadas em sala de aula. Vocês, que agora são profissionais da educação, com certeza farão a diferença. Tenho certeza que vão enfrentar desafios, mas quero dizer que vocês estão preparados. Parabéns a todos por terem vencido. Meus votos são de que todos alcancem seus sonhos e a linha de chegada", ressaltou. 

Professor Antônio Oliveira da Costa, que representou os coordenadores de cursos, lembrou a relevância de todas as profissões e as pessoas que integraram a formação acadêmica dos formandos. "É com grande satisfação que estamos entregando para a sociedade novos formandos. Vocês já conhecem as possibilidades que os cursos, a formação vão trazer para vocês. Com isso, vão poder entregar um trabalho de qualidade para a sociedade. Gostaria de dizer aqui, por experiência própria, que as lutas de vocês ainda não acabaram. Lutem para conseguir chegar no objetivo que vocês almejam. Seja para ser professor, servidor público, empreendedor. Também gostaria de parabenizar todos os professores, técnicos administrativos, terceirizados do Ifac que foram pessoas importantes na formação de cada um de vocês. Sucesso a todos", afirmou.

Paulo Roberto de Souza, diretor geral do campus Rio Branco, lembrou o ineditismo da cerimônia, por ser a primeira após o retorno presencial gradual, como também as histórias, compartilhamento e aprendizados dos estudantes. "Essa é uma noite muito importante, pois após os últimos dois anos, vivenciando momentos de pandemia, estamos aqui comemorando. Um momento tão esperado por todos vocês. Quero destacar que, para que pudessem chegar aqui, muitas coisas foram vivenciadas, situações que contribuíram para a formação acadêmica e profissional. Nosso voto sempre foi vocês. Estamos aqui oferecendo o melhor e somos gratos por vocês terem acreditado em nosso nosso trabalho. Vocês são nosso orgulho". 

De acordo com a reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, as cerimônias de colação de grau na instituição marcam o ponto alto do ensino desenvolvido na instituição. "Parabéns a todos os formandos dessa noite. Formatura é sempre um momento de felicidade, mas não para perder de vista toda a luta. Vocês são o sentido da nossa casa. Esse é apenas o início e certamente virão outras etapas na vida de vocês. Tenho certeza que o futuro de vocês é brilhante e que ainda vamos nos encontrar. Que todos levem um pouquinho da gente, assim como teremos um pouquinho de vocês para sempre".  

Como patronos e patronesses, integraram o evento: Danielle Jacob Serra do Nascimento Rezende (Administração), Patrícia Nakayama Miranda (Ciências Biológicas), Paulo José dos Santos Pereira (Matemática), Rodrigo Duarte Soliani (Logística), Francisca Iris Nunes da Silva Bezerra (Processos Escolares) e Breno Carrillo Silveira (Sistemas para Internet). Participaram como juramentistas, os formandos: José Egípcio da Silva (Administração), Itamara Valéria dos Santos da Silva (Ciências Biológicas), Ronaldo Feitosa da Silva (Matemática), Diego Mota Macário (Logística), Juan Maia de Vasconcelos (Processos Escolares) e Alexandre Rocha de Moura (Sistemas para Internet).

Para receber a outorga de grau e representar os demais formandos, participaram: José Egípcio da Silva (Administração), Lohanne Oliveira da Silva (Ciências Biológicas), Mildredes Sousa Ferreira (Matemática), Alciclei da Silva Rolim (Logística), Wisley Fernando de Andrade Santos (Processos Escolares) e Jhonatan Deywis da Costa Oliveira (Sistemas para Internet). 

Os discursos proferidos pelos formandos foram realizados por: José Egípcio da Silva Ferreira (Administração), Weliton Rodrigues Vidal (Ciências Biológicas), Geane Bento da Silva (Matemática), Eliano Lima Machado (Logística), Líbia dos Santos Almeida (Processos Escolares) e Matheus dos Santos Silva (Sistemas para Internet).