Ifac realiza I Seminário de Curricularização da Extensão

publicado: 17/05/2022 22h18, última modificação: 18/05/2022 15h56
Evento on-line com transmissão pelo Youtube contou com apresentação de relatos de experiências de gestores de extensão de vários institutos federais
seminario_curriculo_extensao.png

O Instituto Federal do Acre (Ifac), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), realizou nesta terça-feira (17/05) o I Seminário de Curricularização da Extensão. O evento foi on-line com transmissão pelo Youtube e contou com tradução em Libras. Com abrangência nacional, o seminário teve a participação de gestores de extensão de vários institutos federais.

O evento teve como objetivo promover um espaço de diálogo sobre a importância da curricularização da extensão e socializar as experiências de outras instituições da Rede Federal com a temática, junto a seus cursos de graduação. Conforme resolução nº 07/2018 do Conselho Nacional da Educação (CNE), as atividades de extensão devem compor, no mínimo, 10% do total da carga horária curricular estudantil dos cursos de graduação, as quais deverão fazer parte da matriz curricular dos cursos.

Acesse a transmissão do seminário clicando aqui

A cerimônia de abertura do seminário ocorreu no início da tarde, às 14h, com uma apresentação cultural da poetisa Cecília Ugalde. Logo após, foram feitos os pronunciamentos da reitora do Ifac, Rosana Cavalcante e dos pró-reitores de Extensão e de Ensino, Fabio Storch e Lucilene Acácio, respectivamente.

seminario_curriculo_extensao (1).png seminario_extensão.JPG

A pró-reitora de Ensino falou da necessidade de se ampliar o olhar sobre o currículo compreendendo que vai além da disciplina na sala de aula. “Pensar a curricularização não tem sido um exercício muito fácil, pois entendemos o projeto pedagógico do curso muito fechado numa caixinha que se chama grade curricular. A curricularização da extensão nos obriga a ampliar esse olhar sobre o currículo. É preciso entender que o currículo é muito mais que escolher disciplinas; entender que tudo o que o aluno faz dentro da instituição, seja no ensino, na pesquisa ou na extensão, compõe o currículo dele. E essa trajetória formativa faz parte do perfil de egresso que queremos formar”, pontuou Acácio.

Em sua fala, o pró-reitor de Extensão Fabio Storch explicou como tem sido o processo de curricularização da extensão no Ifac, iniciado em 2018 e que teve a resolução publicada em agosto de 2021. “O trabalho passou por três fases. Primeiro tivemos um momento de sensibilização sobre o processo da curricularização de extensão onde tivemos diversas reuniões, a formação do comitê de extensão para debater e construir a minuta do documento normativo. Trabalhamos intensamente com a Proen. Em 2021, passamos para a fase de aprovação da resolução que foi submetido a uma consulta pública, e depois da consolidação de todas as contribuições tivemos a aprovação do Conselho Superior. A terceira fase foi a implementação com acompanhamento e avaliação, onde mais recentemente, tivemos a criação de grupos de trabalho de curricularização compostos com servidores das pró-reitorias e dos campi”, esclareceu.

A reitora do Ifac destacou que foram feitas muitas discussões na comunidade escolar até a publicação da resolução no ano passado. “Esse evento é um ponto alto de todo esse trabalho. Fico orgulhosa do caminho que percorremos para chegar até aqui”, salientou a gestora que ainda enfatizou a importância da indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão e da oportunidade de troca de experiência com os outros IFs.

seminario_curriculo_extensao (6).png

Após a abertura, o pró-reitor de Extensão do Instituto Federal do Pará (IFPA), Fabrício de Medeiros Alho preferiu uma palestra sobre a experiência do instituto paraense na implementação da curricularização da extensão. De acordo com o gestor, a discussão sobre o tema no IFPA foi iniciada em 2017 e em 2021 foi publicada a resolução nº 432. Sobre o seminário, o pró-reitor afirmou que o evento é importante para o crescimento e fortalecimento dos IFs como rede.

O seminário seguiu com a apresentação de relatos de experiências no processo de curricularização da extensão de cursos superiores nos Institutos Federais de Rondônia (Ifro), do Triangulo Mineiro (IFTM), de Santa Catarina (IFSC), do Norte de Minas (IFNMG) e do IF Goiano.

seminario_curriculo_extensao (7).png seminario_curriculo_extensao (8).png

seminario_curriculo_extensao (9).png seminario_curriculo_extensao (10).png