Campus Rio Branco

Campus Rio Branco realiza I Seminário Pibid do Curso de Matemática

publicado: 20/05/2022 20h44, última modificação: 20/05/2022 20h44
Evento foi um espaço para a divulgação dos resultados do programa desenvolvido ao longo dos últimos 18 meses com acadêmicos do Curso de Licenciatura em Matemática
seminario pibid (1).png

O Instituto Federal do Acre (Ifac) Campus Rio Branco realizou o I Seminário Acadêmico do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) do Curso de Licenciatura em Matemática da unidade. O evento foi realizado no final de abril por videoconferência por iniciativa da Coordenação do Pibid com apoio dos professores das escolas estaduais e supervisores do programa.

O seminário contou com 67 participantes e três convidados, a maioria acadêmicos do Curso Licenciatura em Matemática, dentre outros interessados pela temática.

De acordo com a coordenadora geral do evento e do Pibid/Ifac, professora Mara Rykelma da Costa Silva, “o seminário emergiu com um espaço para a divulgação de resultados do programa desenvolvido ao longo dos últimos 18 meses no Curso Licenciatura em Matemática, fomentando discussões relativas à formação de professores no Brasil, bem como constituindo-se como um momento de apresentação do programa ao público acadêmico dado o encerramento das atividades.”

A programação contou com apresentação do soneto “A Grande Viagem da Matemática” de autoria do aluno Fernando Fraissat, além de palestras e exposição de dez relatos de experiências de alunos do Curso Licenciatura em Matemática e bolsistas do programa.

As palestras de abertura abordaram realidades e perspectivas do Pibid no Ifac e as contribuições e aproximações do programa com as escolas de Educação Básica a partir do olhar dos supervisores. As palestras do seminário foram ministradas pela coordenadora do evento, Mara Rykelma Silva, pela coordenadora institucional do Pibid no Ifac, Márcia Moreira de Ávila, pelo docente do curso e diretor geral do Campus Rio Branco, Paulo Roberto de Souza e pelos supervisores do Pibid e professores nas escolas estaduais Joacemi Cavalcante Rodrigues e Anderson dos Santos Silva.

seminario pibid (2).png

Ao todo foram apresentados 10 relatos de experiências pelos alunos do curso e bolsistas do Pibid. Entre os temas abordados, foi discutido sobre metodologias de ensino de matemática durante a pandemia, produção de vídeos e outras ferramentas tecnológicas para o ensino de matemática, educação de jovens e adultos e a participação do Pibid nos processos formativos. Os bolsistas compartilharam suas vivências nas escolas Leôncio de Carvalho, Zuleide Pereira de Souza e José Ribamar Batista.

A participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência bem como no seminário se mostrou uma experiência que contribuiu para a nossa formação docente ao nos aproximar, de maneira significativa, da vivência escolar”, afirmou o aluno do 7º período de Licenciatura em Matemática e bolsista do Pibid, Amaral Teixeira.

A coordenadora do Programa Residência Pedagógica no Ifac, professora Vilma Luísa Siegloch Barros destacou a importância da troca de experiências durante o seminário. “Esse tipo de ação oportuniza aos alunos, apresentarem e conhecerem ações vivenciadas no cotidiano escolar. É de fundamental importância que nossos alunos do curso de Licenciatura em Matemática possam conhecer essas experiências, para que possam compreender a importância da formação. Saber qual a melhor metodologia de ensino a ser utilizada em cada turma, assim como, qual o recurso didático que melhor se enquadra para trabalhar determinado conteúdo, requer dos professores e futuros professores muita dedicação e estudos. Nessa perspectiva, o Seminário do Pibid veio cumprir seu papel, reunindo os trabalhos desenvolvidos durante os três módulos do programa, oportunizando essa troca de experiências entre os participantes.”

seminario pibid (3).png

Sobre o programa de iniciação à docência

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), regulamentado pela Portaria Normativa nº 122, de 2009 tem como um de seus objetivos incentivar a formação e a qualificação profissional de estudantes de cursos de Licenciatura de Instituições de Ensino Superior do país.

A participação de estudantes no programa visa o aprimoramento da formação inicial de futuros professores, possibilitando aos licenciandos envolvidos a familiarização com o ambiente escolar desde os primeiros anos da graduação. Esse contato produz vivências com o contexto educativo, bem como aproximação entres as Instituições de Ensino Superior e de Educação Básica.