Ifac renova parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

publicado: 18/05/2022 00h00, última modificação: 18/05/2022 00h00
Cooperação entre as instituições inclui projeto de reflorestamento com bolsas estudantis e a possibilidade de qualificação de servidores nos programas de pós-graduação do Inpa
reuniao ifac inpa (3).jpeg

Na segunda-feira, 16, gestores do Instituto Federal do Acre (Ifac) estiveram em reunião com a equipe do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). Na oportunidade foi assinada uma Carta de Intenções entre as instituições com o objetivo de promover atividades de cooperação e intercâmbio nas áreas de ciência, tecnologia e inovação.

Estiveram presentes nesta reunião, além da reitora do Ifac Rosana Cavalcante, o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Ubiracy Dantas, a diretora do Núcleo de Inovação Tecnológica Hérika Montilha, a diretora do Inpa Antonia Franco, os servidores dos núcleos do Inpa em Rondônia e no Acre, Raimundo Cajueiro e Evandro Ferreira respectivamente, a coordenadora de Assunto Estratégicos Hilândia Brandão, o coordenador de pesquisa Ricardo de La Rosa, o chefe do Laboratório de Fisiologia José Francisco e a coordenadora de pós-graduação Beatriz Teles.

A parceria entre os institutos vai viabilizar projetos de reflorestamento de áreas desmatadas com a previsão de concessão de 10 bolsas de iniciação científica (Pibic Júnior) para alunos de ensino médio. Durante a reunião também foi tratado com a coordenadora de Capacitação, Beatriz Teles, a possibilidade de futuras parcerias para atender os servidores do Ifac nos programas de pós-graduação do Inpa.

reuniao ifac inpa (2).jpeg

A diretora do Inpa e a reitora do Ifac assinam carta de intenções

A carta de intenções prevê cooperação para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, atividades de pós-graduação e treinamentos, incluindo a troca de experiências entre os NITs do Inpa e do Ifac, com o intuito de estimular a cultura empreendedora por meio da promoção da inovação e da transferência de tecnologia.

A reitora Rosana Cavalcante comemorou a reunião com a equipe do Inpa, destacando que as instituições são parceiras desde seu primeiro mandato, em 2014. “Naquele ano, o Evandro que representa o Inpa aqui no Acre nos visitou e firmamos um termo de cooperação para a realização de mestrado em gestão de áreas protegidas, que foi uma parceria muito profícua.”

Ela ainda destacou a possibilidade de ampliar as ações do Ifac. “Agora a nova diretora Antônia traz toda a equipe, e inclusive já tem um projeto específico com o Campus Cruzeiro do Sul onde os nossos alunos dos cursos integrados poderão participar com bolsas de pesquisa. Fiquei muito feliz em saber que podemos ampliar essa parceria, seja através de projetos, ações de cooperação técnica, realização de pós-graduação e com essa renovação do termo de cooperação entre o Ifac e Inpa, ampliar as nossas ações.”