Notícias

Internacionalização

Ifac visita Embaixada Americana e garante novos intercâmbios

publicado: 10/05/2022 14h09, última modificação: 13/05/2022 10h03
Durante o encontro, a instituição discutiu novas possibilidades de parcerias e programas para estudantes e servidores
imagens_materias_capa (33).png

A reitora do Instituto Federal do Acre (Ifac), juntamente com o assessor de Relações Internacionais, Luiz Eduardo Guedes, realizou visita à Embaixada Americana, nesta terça-feira (10.05), em Brasília. O encontro resultou em novas oportunidades para estudantes e servidores da instituição.

Dentre as novidades, está a ida da estudante do campus Rio Branco, Letícia Lins Araújo da Silva, do curso de Sistemas para Internet, para os Estados Unidos. A viagem está prevista para julho deste ano. Ela foi uma das alunas selecionadas no Edital 02/2021, para participar do programa Community College Initiative,  resultante da parceria entre o Ifac e a Northern Virginia Community College (Nova).

Conforme explica Luiz Eduardo Guedes, o intercâmbio de Letícia Lins tem previsão de partida para julho de 2022 e retorno em maio de 2023. A ida da estudante do Ifac foi autorizada pelo Departamento de Estado Americano, que também anunciou a indicação de mais estudantes indicados por outras instituições brasileiras.

Desde o início da parceria entre o Ifac e a Nova, oito estudantes do Instituto já realizaram intercâmbio nos Estados Unidos, como é o caso de Arisson Rodrigues Quintella de Moura, do curso de Administração (campus Rio Branco), que retorna das terras norte-americanas, na próxima terça-feira (17.05).

EducationUSA no Ifac

Além do intercâmbio, durante a reunião foi discutida a inauguração do escritório EducationUSA no Ifac. A expectativa é de que, a partir de agosto, a instituição também seja referência no país, com uma sede no Acre.

O EducationUSA é uma rede global de Centros de Orientação do Departamento de Estado Americano (EUA). No Brasil, existem mais de 40 Centros EducationUSA dentro de universidades, institutos federais e centro binacionais, com a missão de facilitar o acesso a informações precisas, abrangentes e atualizadas sobre oportunidades de estudo no ensino superior nos EUA.

No Ifac, o escritório ficará no campus Rio Branco e terá como conselheiros o assessor de Relações Internacionais, Luiz Eduardo Guedes, e Cláudia Scalabrim da Silva, secretária executiva Bilíngue da Arint.

imagens_materias_capa (35).png

Intercâmbio no Ifac

Ainda durante o encontro com a Embaixada Americana, o Ifac apresentou sua proposta, submetida em conjunto com o Escritório Regional de Língua Inglesa da Embaixada Americana, sobre a possibilidade de um professor pesquisador da área de língua inglesa residir em Rio Branco e trabalhar no Ifac, pelo período de 10 meses. A sugestão foi submetida ao Departamento de Estado Americano e caso aprovado, o docente estrangeiro poderá capacitar os professores de língua inglesa do Ifac em diferentes assuntos (linguísticos e pedagógicos), como também servidores e alunos, além de desenvolver trabalhos relacionados a língua e cultura norte americana com a comunidade externa.

Ações desenvolvidas

A reitora do Ifac e o assessor de Relações Internacionais também apresentaram, durante a reunião com a Embaixada Americana, os projetos em que o Ifac contou com servidores e estudantes selecionados. Dentre eles estão o programa de intercâmbio virtual com a Nova e workshop para uso de ferramentas tecnológicas nas aulas remotas ofertado pela Embaixada dos Estados Unidos.

O intercâmbio virtual contou a participação de quatro alunos da instituição que realizaram o curso “Habilidades para o Sucesso Universitário”, ao longo de cinco semanas. Ao final das atividades, os estudantes tiveram que apresentar um projeto desenvolvido em conjunto com os alunos americanos. Na atividade era preciso pontuar as diferenças entre a vida universitária dos alunos dos dois países, em relação aos temas: Planejamento Acadêmico, Habilidades acadêmicas, Exploração de Carreira, Comunicação, Pensamento crítico, Diversidade, Letramento financeiro, Definição de metas, Gerenciamento de Estresse e Gerenciamento de tempo.

imagens_materias_capa (34).png

Já em relação à capacitação ofertada pela Embaixada dos Estados Unidos, docentes e técnicos administrativos do Ifac participaram das atividades em fevereiro deste ano. O workshop "Teachers of English in Acre Collaborating from Home" contou com a presença de servidores dos da Reitoria e campi Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Tarauacá e Xapuri. o objetivo central da ação foi o de auxiliar, prioritariamente, professores de língua inglesa do Ifac na utilização de ferramentas tecnológicas em suas aulas remotas.

A reunião com a Embaixada Americana contou com a participação do conselheiro para Assuntos de Cultura, Educação e Imprensa, Jake Jacobin, do adido para Assuntos de Educação e Cultura, Todd Miyahira, do especialista em Educação Superior e Tecnológica, Leonardo Nardon, da diretora do Escritório Regional de Língua Inglesa, Maria Snarski, da vice-diretora de Programas de Língua Inglesa, Helmara de Moraes e da assessora Cultural, Karla Carneiro Maia.