Campus Baixada do Sol

Sanidade de peixes é tema de aula prática de turma de Recursos Pesqueiros

publicado: 24/05/2022 16h34, última modificação: 24/05/2022 16h34
Estudantes do 3º período do curso técnico participaram de atividade no laboratório multidisciplinar do Campus Baixada do Sol
aula_laboratorio_pesqueiros1.png

Discente disseca o peixe para observação da anatomia interna / Professora junto de estudante observam parasitos dos peixes em estereoscópio

No dia 17 de maio, a turma do 3º período do Curso Técnico de Recursos Pesqueiros teve a oportunidade de participar de uma aula prática no laboratório multidisciplinar do Campus Baixada do Sol. O objetivo da aula foi relacionar o conteúdo da disciplina de Sanidade de Organismos Aquáticos à prática.

Na aula foi feita a dissecação dos peixes, e nesse procedimento os estudantes puderam observar a anatomia externa e interna desses animais. Os alunos analisaram ao microscópio e estereoscópio todos os órgãos internos e identificaram a presença de parasitos, como indivíduos do filo Nematoda, Acantocephala e Protozoa, conforme explicou a docente em Ecologia responsável pela disciplina, Maralina Torres.

Para a professora, “As aulas práticas são excelentes oportunidades para os discentes fixarem melhor o conhecimento teórico adquirido em sala de aula. Para os técnicos em Recursos Pesqueiros, a identificação de parasitos causadores de doenças em peixes é primordial, para que possam evitar prejuízos financeiros nas pisciculturas.”

aula_laboratorio_pesqueiros2.pngDiscente visualiza parasitos de peixes com o microscópio / Fotos: Maralina Torres

O técnico em Laboratório de Ciências da Natureza, Richarlly da Costa Silva, responsável pelo laboratório Multidisciplinar do campus também destacou a importância da prática no curso de Recursos Pesqueiros. “Atividades no laboratório sempre são de grande importância, principalmente de disciplinas que são aplicadas e de assuntos que podem fazer o aluno avançar mais na prática e em temas quentes na sua futura área de atuação”, comentou.

Os estudantes avaliaram de forma positiva a atividade no laboratório. “As aulas em laboratório foram essenciais para estimular a nossa participação, possibilitando testar tudo aquilo que foi aprendido na teoria, e nos fez vivenciar o dia a dia da nossa profissão”, afirmou o futuro técnico em Recursos Pesqueiros, Caio Matheus de Souza Lira.

O discente Gerardo Aguiar concordou com o colega. Ele disse que “a aula foi de extremo aprendizado, analisamos a espécie Arapaima gigas – conhecida popularmente como pirarucu e descobrimos alguns parasitos habitando a espécie. Foi muito enriquecedor para mim colocar em prática tudo aquilo que aprendemos na teoria. Foi uma manhã tão especial que nem vi o tempo passar, gostaria de que isso acontece mais vezes.”