Campus Rio Branco

Campus Rio Branco realiza avaliação diagnóstica com alunos do ensino médio

publicado: 14/03/2022 18h47, última modificação: 14/03/2022 18h47
No total, 247 estudantes dos Cursos Técnicos Integrados passaram pela avaliação no início do mês, respondendo provas de português e matemática
avaliacao_diagnostica_crb (1).jpg

No período de 03 a 08 de março, o Campus Rio Branco aplicou uma avaliação diagnóstica com os alunos dos Cursos Técnicos Integrados com o objetivo de constatar como está o aprendizado dos alunos após dois anos de ensino remoto, e considerando o retorno gradual das aulas presenciais a partir do dia 21 de março. Além disso, a atividade também teve como finalidade a elaboração de instrumentos e metodologias capazes de contribuir com a aprendizagem e com o fortalecimento do ensino no campus. No total, 247 alunos participaram da avaliação.

De acordo com o diretor do Departamento dos Cursos Técnicos Integrados (Decti), Victor Vieira, “A possibilidade de retomada das aulas presenciais suscitou os seguintes questionamentos: como será a adaptação dos alunos e dos docentes a essa ‘nova’ fase de ensino? Como estarão os discentes quanto à aprendizagem do ano anterior? Trarão muitas lacunas de aprendizagem nesses dois anos de aulas remotas? O que e como trabalhar nos primeiros dias/semanas de aula?”, explicou.

Segundo o diretor, essas e outras perguntas revelam inquietações latentes dos profissionais da educação, principalmente dos docentes, quando da aproximação do início das aulas presenciais, tornando-se assim a principal problemática que levou ao planejamento da atividade de Avaliação Diagnóstica. Diante disso, o Decti do Campus Rio Branco, com apoio de outros setores da unidade, começou a planejar a atividade ainda em janeiro, além de realizar um seminário com os docentes.

avaliacao_diagnostica_crb (2).jpgA proposta da avaliação diagnóstica incluiu dois momentos, sendo o primeiro com o objetivo averiguar como foi a aprendizagem dos alunos durante o ensino remoto, no período de pandemia e se cada estudante possui os pré-requisitos necessários para o desenvolvimento das atividades previstas no plano de curso. No segundo momento, o objetivo foi identificar possíveis defasagens no aprendizado e os pontos que necessitam de recuperação.

Na prática, foram aplicadas avaliações de Português e Matemática para todas as turmas de 1º, 2º e 3º anos, de forma presencial via Formulário do Google e seguindo os cuidados de sanitização recomendados. Os resultados da avaliação serão apresentados na Jornada Pedagógica do Campus Rio Branco.

Segundo o professor Victor Vieira, as informações obtidas com o diagnóstico devem guiar o planejamento docente e a escolha por intervenções pedagógicas adequadas, para promover a recuperação dos pontos identificados como críticos, assim como direcionar ações de nivelamento dos estudantes.

O método da avaliação diagnóstica é também uma recomendação do Conselho Nacional de Educação, além de ser incentivada por vários estudiosos, e uma orientação prevista na Organização Didático Pedagógica.