Notícias

Campus Tarauacá

Campus Tarauacá realiza visita técnica na Fazenda Beira Lago

publicado: 17/03/2022 19h15, última modificação: 17/03/2022 19h15
Visita teve como objetivo conhecer a técnica de propagação vegetativa de Limão Taiti utilizada pelos proprietários Noé e Anísia Bayma
visita_tecnica_tarauaca (3).png

O Instituto Federal do Acre (Ifac), Campus Tarauacá, através do Laboratório de Sementes e Propagação de Plantas realizou uma visita técnica na Fazenda Beira Lago, no início do mês. A visita teve como objetivo conhecer a técnica de propagação vegetativa de Limão Taiti utilizada pelos proprietários Noé e Anísia Bayma.

A responsável pela visita foi a técnica em Agropecuária Alcimone Maria que esteve no local. De acordo com a servidora, a técnica de propagação vegetativa de Limão Taiti é feita pelo método de alporquia, que consiste em estimular o crescimento de raízes em um ramo ou caule, sem que esta seja separada da planta mãe.

visita_tecnica_tarauaca (1).png visita_tecnica_tarauaca (2).png

Segundo Alcimone, a técnica tem como finalidade a criação de mudas que produzirão em menos tempo e com as mesmas características genéticas da planta mãe. Em média, após 60 dias, já é possível observar as raízes, e o alporque estará pronto.

Ainda segundo a técnica em Agropecuária, a ideia é pegar alguns Alporques produzidos na Fazenda Beira Lago e levar para plantar no campus que já possui uma área experimental.