INTERNACIONAL

Conif vai selecionar alunos de ensino médio para intercâmbio na Espanha

publicado: 16/03/2022 18h08, última modificação: 16/03/2022 18h08
Estudantes de cursos técnicos integrados de toda a Rede Federal podem concorrer no edital
universidad-jaen.jpg

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) publicou na segunda-feira, 14, uma chamada pública para a seleção de estudantes da Rede Federal e Educação Profissional, Científica e Tecnológica para bolsas de estudo de graduação na Universidad de Jaén, na Espanha. A mobilidade acadêmica é realizada em parceria do Conif com o Escritório de Educação da Embaixada da Espanha.

Serão disponibilizadas duas bolsas de estudo para graduação na Universidad de Jaén que inclui 100% dos gastos de matrícula dos créditos requeridos para a formação completa do programa de graduação; Ajuda de custo anual no valor de 2.200 euros; Seguro de saúde, repatriação, acidentes e responsabilidade civil durante o período de vigência da bolsa; e curso de espanhol. Os demais custos com a documentação, a viagem e a estadia na Espanha são de inteira e exclusiva responsabilidade do candidato.

Clique aqui para acessar a página do edital

Entre os programas de graduação disponíveis na universidade espanhola há os cursos de Engenharia Civil, Elétrica, Mecânica, Química Industrial, entre outros.

Nos dias 21 e 24 de março, serão transmitidas lives sobre as bolsas da Universidad de Jaén no instagram @estudarnaespanha.

Inscrição

Para participar do edital, o estudante deve ter concluído ou estar em condições de concluir o ensino médio e/ou técnico após 31 de julho de 2021 e antes de 31 de julho de 2022; possuir média geral global das disciplinas do 2º e 3º ano do ensino médio igual ou superior a 70%; Ser cidadão brasileiro e ter no mínimo 18 anos até setembro de 2022.

A inscrição deverá ser feita a partir do preenchimento e envio do formulário eletrônico até às 23h59 (horário de Brasília), do dia 10 de abril.

O candidato deverá anexar os seguintes documentos ao formulário de inscrição: diploma de conclusão do ensino médio ou declaração da instituição de origem do candidato que comprove o atendimento do requisito previsto no item 5.1.a; histórico acadêmico do curso de ensino médio fornecido pela instituição que comprove o atendimento do requisito previsto no item 5.1.b; (Se houver) Diploma de Español como Lengua Extranjera (DELE) ou Servicio Internacional de Evaluación de la Lengua Española (SIELE) ou declaração do candidato atestando o atendimento do requisito previsto no item 4.1.c; documento oficial com foto; termo de consentimento e liberação de informações e imagens disponível no formulário de inscrição.

O resultado preliminar será divulgado por e-mail aos assessores internacionais de cada instituição e também no site oficial do Conif: http://portal.conif.org.br/editais até o dia 12 de abril, às 19 horas (horário de Brasília).

Maiores informações no anexo 2 e pelo e-mail internacional@conif.org.br. A Assessoria de Relações Internacionais do Ifac pode ser contatada pelo e-mail arint.reitoria@ifac.edu.br.