notícias

Ifac realiza certificação em parceria com o Tribunal de Justiça

publicado: 15/03/2022 18h49, última modificação: 15/03/2022 18h59
Reitora Rosana Cavalcante e Desembargadora Waldirene Cordeiro participam de evento com entrega de certificado para adolescentes que se encontram em vulnerabilidade social
Capa_2.png

O Instituto Federal do Acre (Ifac) realizou, na manhã desta terça-feira (15/03), a solenidade de certificação da Oficina Clube do Fuxico, realizada na Casa de Acolhimento “Dra. Maria Tapajós”, objeto do Termo de Cooperação assinado com o Tribunal de Justiça.

A oficina faz parte do Projeto Arte de Ser, da Coordenadoria da Infância e Juventude do TJAC, e foi realizada através da Pró-reitoria de Extensão do Ifac (Proex). O objetivo foi proporcionar conhecimento e incentivar os participantes ao desenvolvimento de habilidades criativas e empreendedoras, comprometidos com os princípios sociais.

As aulas da oficina foram ministradas pela servidora do Ifac e coordenadora de Arte, Cultura e Cidadania, da Proex, Mariete Buriti de Souza, e contou com a participação de dez adolescentes, com duração de dois meses e carga horária de 30h.

Certificação_TJAC (1).jpeg

A solenidade teve a participação da reitora Rosana Cavalcante dos Santos, da presidente do Tribunal de Justiça Waldirene Cordeiro, do Pró-reitor de Extensão, Fábio Storch de Oliveira, da Juíza Auxiliar da Presidência e vice-coordenadora da Infância e Juventude, Andrea Brito, do Subsecretário Municipal de Assistência Social, Francisco Bezerra, da gerente do Departamento de Proteção Social Especial, Maria Rosineide Rodrigues de Araújo, e da Diretora dos Direitos Humanos, Rila Freze.

Termo de cooperação

A reitora Rosana Cavalcante enfatizou que a assinatura do termo de cooperação com o Tribunal de Justiça e o apoio da Prefeitura Municipal de Rio Branco foram fundamentais para a realização da oficina, que consolida a parceria para oferta de oportunidades para as adolescentes.

“O Ifac, além de ofertar Educação regular, atua também, através da Pró-reitoria de Extensão, na interface com a sociedade, através de ações institucionais. É através da Extensão que são investidos recursos federais em cursos para a comunidade, seja dentro do Ifac ou mesmo além da instituição, com o objetivo de oferecer educação cidadã, fato que acontece hoje neste evento”, disse a reitora.

Certificação_TJAC (2).jpeg

Com relação às alunas do curso e demais adolescentes presentes á solenidade, a reitora Rosana Cavalcante fez um convite para que conhecessem o Ifac. “Eu vou fazer um convite: vocês conhecem o Instituto Federal do Acre? O Ifac é uma instituição pública que oferece cursos gratuitos e trabalhamos do ensino médio, com curso técnico profissionalizante, até cursos superiores, mestrado e doutorado. O convite é que vocês entrem no Ifac e saiam com suas vidas transformadas, para transformar a vida do outro”.

O Pró-reitor de Extensão, Fábio Storch, fez referência ao termo de cooperação assinado em agosto de 2021, em um momento de pandemia, mas que, devido ao esforço do Ifac e do Tribunal de Justiça, o curso foi realizado e a certificação é uma vitória a ser comemorada. “Temos a certeza e a confiança de que nestes tempos difíceis, o Ifac tem cumprido seu papel. Ficamos muito felizes com a entrega dos certificados dessa oficina, ministrada pela nossa servidora Mariete Buriti. Agradecemos a parceria com o Tribunal de Justiça e estamos de portas abertas para continuar caminhando nesse trabalho de fortalecimento da sociedade”.

Capacitação e renda

A desembargadora Waldirene Cordeiro agradeceu pela parceria dos órgãos envolvidos no curso e destacou a parceria com o Ifac que, segundo a presidente do Tribunal de Justiça, só confirma que as duas instituições estão no caminho certo.

“A parceria com o Ifac só confirma que estamos no caminho certo e que o ideal e capacitar, que o ideal é se envolver.  A assinatura do Termo de Cooperação com o IFAC oferece a oportunidade para essas adolescentes se qualificarem. Uma ação que possibilita renda. Nosso interesse é que todas essas participantes se transformem e tenham sucesso”, disse.

Certificação_TJAC (2).JPG

A juíza de Direito Andrea Brito, auxiliar da Presidência e titular da Vara de Execuções de Penas e Medidas Alternativas de Rio Branco (VEPMA), que representou a desembargadora Regina Ferrari, coordenadora da CIJ-TJAC, destacou o Poder Judiciário do Acre vem trabalhando no combate à violência acreditando num combate de proteção social e não com prisão.

“Prisão não é a solução. Oportunidade é a solução. Acreditamos na ressocialização e temos trabalhado nessa questão. Temos sorte de termos uma presidente do Tribunal de Justiça que entende essa forma humanizada e a coordenadora da Infância e Juventude que também tem olhos voltados de que a proteção social é fundamental”, concluiu.