ProfEPT já soma 25 dissertações e produtos defendidos no Acre

publicado: 28/03/2022 13h18, última modificação: 28/03/2022 14h01
Atualmente, o programa no Ifac conta com 31 mestrandos matriculados e 24 novos ingressantes em 2022
imagens_materias_capa (19).png

O Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) no Instituto Federal do Acre (Ifac) já conta com 25 dissertações e produtos educacionais defendidos. Os dados foram apresentados, na última semana, pelo coordenador do ProfEPT/Ifac, Mário Sérgio Pedroza Lobão, durante reunião do Colégio de Dirigentes.

Durante sua fala, Mário Sérgio Lobão destacou a importância do programa para o Ifac e o Acre. “Atualmente, o ProfEPT é o único programa de mestrado que temos na instituição. Além disso, atendemos a comunidade interna (servidores), que se qualifica e melhora sua prática profissional. O ProfEPT também contribuiu para o processo de verticalização do ensino na instituição, permitindo que alunos se insiram na pós-graduação, após concluir o ensino superior no Ifac”.

Ainda de acordo com o coordenador do ProfEPT/Ifac, a sociedade também tem obtido resultados positivos com o programa. “Temos dado uma contribuição ímpar para a sociedade acreana, uma vez que o programa atende, com metade de suas vagas, pessoas externas ao Ifac. Dessa forma, nossa instituição tem proporcionado a qualificação de inúmeras pessoas que atuam no Acre. O ProfEPT representa, no contexto institucional, a demarcação da pós-graduação e a elevação da qualidade na oferta da pesquisa, ensino e extensão”.

Nesse momento, o programa conta com 31 mestrandos matriculados e mais 24 novos discentes que ingressaram em 2022.

Com foco na qualificação de servidores e da comunidade local, o ProfEPT tem como objetivo proporcionar formação em educação profissional e tecnológica, com foco na produção de conhecimentos, como o desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado.

Por ser um programa de pós-graduação da Rede Federal, atualmente é ofertado em todos os estados brasileiros.

imagens_materias_capa (20).png

Mais resultados

Além das dissertações e produtos educacionais, os mestrandos do ProfEPT Ifac também são incentivados a desenvolverem produções bibliográficas e em periódicos, assim como participarem de eventos científicos.

Nesse sentido, o Ifac está entre as seis instituições integrantes do ProfEPT com maior número de produções bibliográficas do país.

De acordo com dados do Observatório ProfEPT, entre os anos 2019 e 2021, os mestrandos e docentes no Ifac contabilizaram 50 publicações de artigos completos em eventos, 55 resumos em eventos científicos, 85 artigos em periódicos, 13 capítulos de livros e 3 livros completos publicados.

Depoimentos

Antonia Diniz, que é servidora da Universidade Federal do Acre (Ufac) e concluiu o mestrado no ProfEPT/Ifac em 2019 e ressalta o quanto o programa contribuiu para sua formação.

“Sou muito grata pelo ProfEPT, pois me abriu o caminho para ampliar meus conhecimentos. Já estou recebendo meu auxílio por qualificação, tenho uns sete trabalhos científicos publicados e recomendo este mestrado a todas as pessoas que querem fazer uma excelente pós-graduação”, afirmou.

A pesquisa de Antonia Diniz teve como tema “A inclusão dos estudantes com deficiência visual no Instituto Federal do Acre sob múltiplos olhares numa perspectiva colaborativa” e está disponível aqui.

Professora de Artes do campus Rio Branco, Josiane Antonia Cestaro, também faz parte dos egressos do ProfEPT/Ifac. O trabalho desenvolvido pela servidora teve como tema “Aprendizagem baseada em problemas: contribuições de um estudo de caso sobre arte moderna para a formação integral dos estudantes do 2º ano do curso téncico de nível médio integrado em redes de computadores do Instituto Federal do Acre”.

“A partir do ProfEPT tive uma compreensão muito melhor sobre a Educação Profissional e principalmente sobre o Ensino Médio Integrado ao Técnico. Hoje tenho uma atuação profissional muito mais reflexiva e estou sempre procurando caminhos metodológicos mais adequados. Quanto a produção científica ainda estou colhendo os frutos da pesquisa de mestrado. Além disso, com a conclusão do mestrado já pude solicitar o Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC), e isso significa que em breve também terei uma melhoria salarial”, destacou.

Para ler a dissertação de Josiane Cestaro, basta clicar aqui.

Informações

Como forma de ampliar a divulgação das pesquisas e oportunidades acadêmicas para os servidores e a comunidade, atualmente, o ProfEPT Ifac conta com um site próprio. Na página é possível acessar os trabalhos já defendidos, a agenda de qualificação e defesa, como também os editais para novas turmas, documentos e formulários.

Acesse o site do ProfeEPT Ifac: https://web.ifac.edu.br/profept/.