Projeto do Ifac entregou mais de 25 toneladas de alimentos em quatro anos

publicado: 08/03/2022 19h37, última modificação: 08/03/2022 19h37
Iniciativa do Campus Rio Branco representou importante complemento às ações institucionais de assistência estudantil; Após mais de quatro anos, projeto foi finalizado
alimentonamesa_20211.jpeg

Desde outubro de 2017, o Instituto Federal do Acre (Ifac) realizou o projeto de extensão “Alimento na mesa”, uma iniciativa da servidora Quelli Maria Nascimento, do Campus Rio Branco. Durante os quatro anos de atividade, foram doadas mais de 25 toneladas de alimentos a famílias de estudantes em situação de vulnerabilidade social.

Em 2020, o projeto entregou mais de 500 cestas básicas. No ano passado, o número aumentou para 709 cestas, quase 11 mil kg de alimentos doados. Fevereiro de 2021 foi o mês com mais contribuições, devido às alagações em todo o Acre, o projeto arrecadou 114 cestas dando uma assistência imediata para as famílias dos alunos mais afetados pela alagação em Rio Branco. Em todo o ano, em média, foram atendidos 37 famílias/alunos a cada mês.

O projeto contou com forte adesão da comunidade escolar do Campus Rio Branco, especialmente dos servidores. Além disso, também teve apoio do Núcleo de Assistência ao Estudante (Naes) da unidade que identifica e acompanha os alunos em situação de vulnerabilidade social.

alimentonamesa_20212.jpeg

Colaboradores do projeto "Alimento na mesa", do Campus Rio Branco

Encerramento do projeto

Neste ano de 2022, a coordenação decidiu encerrar o projeto. Entre os motivos estão o aumento de famílias necessitadas, aumento dos preços dos itens alimentícios e a diminuição das contribuições para a compra das cestas, além de dificuldades na entrega das doações.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados em novembro, a população desocupada no Acre chegou a 62 mil pessoas entre abril e junho de 2021. Além do problema do desemprego e dos baixos salários, a população vem tendo de lidar com a alta dos preços dos combustíveis, gás de cozinha, energia elétrica e alimentos. Ainda de acordo com o IBGE, o preço da gasolina teve alta de 47,49%, o gás aumentou 36,99% e a energia elétrica ficou 21,21% mais cara em 2021.

De acordo com a coordenadora Quelli Maria, em 2020 era possível encontrar a cesta básica por R$ 58. Em 2021, esse valor já aumentou para R$ 70 a 75 e, este ano, já subiu pra R$ 79. “O aumento dos valores foi um grande problema, pois a medida que os alimentos aumentavam as doações também diminuíam. As pessoas que contribuíam também sentem o aumento, daí podiam contribuir menos”, explicou.

Apesar da difícil decisão, a servidora garante que a sensação é de dever cumprido. Creio que o Ifac cumpriu nesses quatro anos, através desse projeto, a missão de levar não só a educação de qualidade, mas também o sentimento de empatia de ajudar as pessoas, de buscar manter o aluno estudando através dessa ajuda com alimentos. Não tenho palavras para agradecer a colaboração, esforço, confiança e empatia de todos. Espero voltar com o projeto novamente um dia, assim que as circunstâncias melhorarem para todos nós.”

O Ifac já apoia a comunidade escolar com a oferta de diversas bolsas ao longo de todo o ano letivo. Ainda assim, iniciativas na extensão como o projeto “Alimento na mesa” são importantes para apoiar os alunos e incentivar o sentimento de solidariedade na comunidade.

alimento_na_mesa_relatorio.png

Relatório final do projeto