Servidora e aluna do Ifac têm curtas exibidos no FestCine Mulher 2022

publicado: 29/03/2022 12h23, última modificação: 29/03/2022 14h10
Evento contou ainda com homenagem às mulheres que contribuíram para o cinema e educação no Acre
Cinefest_capa.jpeg

A 2ª edição do FestCine Mulher, realizada entre os dias 25 e 27 de março, contou com a participação do Instituto Federal do Acre (Ifac). Entre as produções e manifestações culturais exibidas durante o evento, uma é de autoria da editora-chefe da Editora Ifac, Kelen Andrade, e outra da estudante do curso de Ciências Biológicas, do campus Rio Branco, Lídia Xavier.

O evento foi realizado no Teatro Hélio Melo e contou com a exibição de 10 curtas-metragens produzidos por mulheres, sendo a obra “Vídeo Poema: Sentença” de autoria da servidora Kelen Andrade, e o curta-metragem “Porque não ir embora para Santa Catarina”, produzido pela aluna Lídia Xavier.

Para Lídia Xavier, participar do FestCine Mulher foi uma honra. “Participar do FestCine Mulher mais uma vez, além de me sentir imensamente honrada, me trouxe a certeza de que estamos chegando cada vez mais perto de uma sociedade igualitária, onde as mulheres estão ganhando espaço e sendo reconhecidas pelo seu trabalho”.

WhatsApp Image 2022-03-29 at 07.11.20 (1).jpeg

Ainda de acordo com Lídia Xavier, o apoio do Ifac foi fundamental para incentivar outros estudantes a inscrever seus vídeos. “Sou estudante do Ifac e a instituição é apoiadora do evento. A reitora Rosana Cavalcante e servidores estiveram presentes no festival, representando a educação. Sinto muito orgulho de cursar Ciências Biológicas nesta instituição, onde não só apoia a educação, mas também a cultura, que são dois pilares importantes para o ser humano na sociedade. Com certeza me senti acolhida ao participar e ter o apoio da instituição em tão importante evento”.

Apoio

O evento, que foi financiado pelo Fundo Municipal de Cultura, através da Prefeitura Municipal de Rio Branco, também contou com apoio da Academia Acreana de Letras (AAL), Fundação Elias Mansour (FEM) e do Instituto Federal do Acre (Ifac).

A reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, participou da abertura oficial e do encerramento do festival, juntamente com o pró-reitor de Extensão (Proex), Fábio Storch de Oliveira, a coordenadora de Artes, Cultura e Cidadania da Proex, Mariete Buriti, e o assessor da Reitoria, Jefferson Amim.

FestCine Mulher (5).jpeg

No domingo (27.03), a reitora do Ifac, Rosana Cavalcante, prestou homenagem a duas mulheres que contribuíram de forma significativa para o cinema e para a Educação no Estado: Elaís Meira Eluan (in memoriam) e a professora Maria José Bezerra, imortal da Academia Acreana de Letras (AAL).

Durante o encerramento, Rosana Cavalcante entregou o troféu FestCine Mulher à imortal e confreira Maria José Bezerra, após a apresentação de quatro curtas-metragens produzidos por mulheres que valorizam a cultura acreana.

imagens_materias_capa (21).png

“Esse é mais um evento que valoriza o trabalho da mulher no audiovisual. O Ifac é apoiador da cultura e do audiovisual, que são aliados da educação, da inovação e da tecnologia. O reconhecimento do valor do seu trabalho e do seu olhar sobre o mundo a partir de suas produções videográficas é um passo a mais para a desconstrução da ideia de que a mulher precisa ter espaços limitados de atuação”, destacou a reitora do Ifac.

WhatsApp Image 2022-03-29 at 07.11.19 (1).jpeg

Ainda sobre o FestCine, Rosana Cavalcante elogiou a iniciativa e destacando a importância do evento. “É uma iniciativa que veio para mostrar que a mulher acreana tem múltiplas identidades e também pode ser o que quiser e estar onde quiser. Precisamos apoiar cada vez mais iniciativas como essa para que o processo emancipatório da mulher seja uma realidade a cada dia. Quero parabenizar os organizadores do evento e todas as mulheres cineastas que nos presentearam com suas produções durante esses dias. Parabéns à Asacine, aos queridos confrades Enilson Amorim e Adalberto Queiróz, pela produção da 2ª Edição do FestCine Mulher”.