REITORIA

Parceria entre Ifac e Sepa garante benefícios para alunos e agricultores

publicado: 04/11/2022 13h45, última modificação: 04/11/2022 13h56
Visita técnica ao Campus Baixada do Sol teve a participação de equipes do Instituto Federal e da Secretaria de Produção e Agronegócio; novos projetos devem ser desenvolvidos na unidade
Visita técnica_Ifac_Sepa (3).jpg

Um acordo de cooperação entre o Instituto Federal do Acre (Ifac) e a Secretaria de Estado de Produção e Agronegócio (Sepa) irá beneficiar as mais de cinco mil famílias que atuam na produção agrícola ao longo da Transacreana. A parceria, que foi anunciada nesta quinta-feira (03.11), também garante o avanço na pesquisa aplicada e na formação de estudantes do campus Baixada do Sol.

O acordo, que será assinado ainda em 2022, também prevê a instalação de um escritório avançado da Sepa nas instalações do campus do Ifac localizado na região da Transacreana (antiga Escola da Floresta). O anúncio das novas ações e projetos foi feito pelo secretário da Sepa, Edivan Azevedo, durante visita técnica no campus Baixada do Sol, que também contou com a participação de equipes gestoras do Ifac.

Os projetos que serão desenvolvidos na unidade devem ser apresentados no dia 21 de novembro, quando as equipes voltarão a se reunir e ajustar as propostas de parceria. Neste intervalo, serão realizadas reuniões setoriais, para definição dos termos do acordo de cooperação e posterior avaliação dos setores jurídicos do Ifac e da Sepa.

Visita Técnica

A visita técnica no campus Baixada do Sol foi definida durante reunião realizada no gabinete institucional do Ifac, com as presenças da reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, do pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Prodin), Ubiracy Dantas, e do secretário estadual Edivan Azevedo. Na reunião, Rosana Cavalcante apresentou as possibilidades de parceria com a Sepa, destacando o fortalecimento da agricultura e do agronegócio do Estado.

Visita técnica_Ifac_Sepa (4).jpg Visita técnica_Ifac_Sepa (6).jpg

Durante a visita técnica, os gestores da Sepa e o secretário Edivan Azevedo foram recebidos pela reitora Rosana Cavalcante e pelo diretor-geral do campus Baixada do Sol, Mário Fadell, já na nova unidade localizada na Transacreana.

Com cerca de 450 hectares, o campus Baixada do Sol contará com salas de aulas, auditório, laboratórios, biblioteca, salas administrativas, salas multiuso, estacionamento, além de área experimental, que serão utilizadas nas atividades práticas de cursos técnicos integrados e subsequentes, nas áreas de Agroecologia, Agropecuária, Recursos Pesqueiros, Zootecnia, e do curso de pós-graduação em Agricultura Familiar.

Após as boas vindas, o secretário Edivan Azevedo fez questão de reafirmar o compromisso com o Ifac. Segundo ele, através do Acordo de Cooperação, a Sepa fará a instalação de um escritório avançado nas instalações do campus. Com o a parceria, a expectativa é de que Sepa promova ganhos para a categoria do agronegócio, fortalecendo a área produtiva no Estado, principalmente para produtores rurais que residem na Transacreana e aos estudantes do Ifac.

Para conhecer a unidade, os gestores realizaram visitas nas instalações físicas do campus Baixada do Sol, como também nos espaços que estão em fase de conclusão: laboratórios, salas de aulas e a quadra poliesportiva.

Acompanharam a visita técnica, os pró-reitores de Planejamento e Desenvolvimento Institucional Ubiracy Dantas, de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação, Jefferson Diniz, e de Administração Claudemir Alencar. Gestores, docentes pesquisadores do campus Baixada do Sol também acompanharam a visita.

Avanços e ganhos

Ao final da visita técnica o secretário Edivan Azevedo destacou a importância do acordo de cooperação com o Ifac. “Estou muito feliz. Vamos avançar muito nas ações da Sepa com essa parceria com o Ifac, quando uniremos o ensino, a pesquisa e a extensão rural, pois estamos focando na preparação de futuros técnicos que possam implementar a difusão de tecnologia nas áreas de produção rural e, ao mesmo tempo, levar apoio aos agricultores do nosso Estado”.

Visita técnica_Ifac_Sepa (5).jpg Visita técnica_Ifac_Sepa (2).JPG

A reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, também enfatizou as oportunidades e ganhos com o acordo com a Sepa. “Com a mudança do campus Baixada do Sol para a Transacreana, a unidade será um celeiro de oportunidades, além de potencializar as ações de ensino, pesquisa e extensão. Este acordo de cooperação com a Sepa, que será estendido para os demais campi do Ifac, irá proporcionar avanços na pesquisa aplicada e melhorar ainda mais a formação dos nossos estudantes, além de trazer benefícios para os produtores rurais que atuam ao longo da Transacreana e nos municípios em que o Ifac possui uma unidade”, finalizou.

Visita técnica_Ifac_Sepa (1).JPG