CAMPUS RIO BRANCO

Campus Rio Branco conquista honra ao mérito em Olimpíada de História

publicado: 29/11/2022 17h06, última modificação: 29/11/2022 17h06
Competição realizada, presencialmente, em Campinas - SP teve duas equipes finalistas do Ifac
onhb_final (1).jpg

O Ifac Campus Rio Branco participou da etapa final da 14ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) com duas equipes, a Filibusters e a Tríplice Federacre. Formadas por estudantes do curso técnico integrado ao ensino médio, ambas disputaram com mais de 300 equipes de todo o país na fase final realizada presencialmente em Campinas – SP, no mês de agosto. Ao fim da competição, as equipes foram premiadas com medalhas de honra ao mérito.

Oito equipes entraram na edição deste ano da olimpíada. Os estudantes se prepararam com o projeto de ensino realizado por professores de História que se reuniam, semanalmente, para a orientação dos discentes. Com isso, duas equipes conseguiram chegar na final da olimpíada: a “Filibusters”, formada pelos estudantes Abraão de Lima, Aline Vitória dos Santos e Brendha Geovana da Silva e a equipe “Tríplice Federacre” composta pelas discentes Andressa Gabryelle Leal, Ana Laura Dantas e Nayane de Santana.

onhb_final (2).jpg

No dia 20 de agosto foi aplicada a prova a todos os finalistas da 14ª ONHB. As equipes tiveram de responder sobre a participação das mulheres na política, como eleitoras e candidatas.

Segundo a professora que acompanhou os estudantes na viagem, Alcilene Alves, a olimpíada permite que os alunos melhorem o desempenho na elaboração da escrita e no desenvolvimento dos conteúdos favorecendo seus conhecimentos e atualizando o debate na história. “Aos professores, permite melhorar a metodologia, atualizar o conhecimento e os conteúdos e abre horizontes com novas abordagens da história”, completou a docente que integra o projeto de ensino que prepara os alunos para a ONHB no Campus Rio Branco.

A técnica em Assuntos Educacionais, Sonaira Moura também acompanhou as duas equipes do Ifac na final. Ela apontou para a importância do conhecimento de história para fazer uma leitura apropriada do presente. “E nos últimos anos, fomos desencorajados a buscar conhecimento, principalmente histórico e com o evento reforçamos a importância da história”, acrescentou.

onhb_final (3).jpg

Integrante da equipe Tríplice Federacre, Nayane de Santana destacou os esforços conjunto dos colegas e dos professores na preparação para a olimpíada. “A participação na ONHB foi simplesmente única para todos nós. Desde a primeira fase online até a grande final em Campinas, tudo foi tão instigante e lindamente emocionante. Ter a oportunidade de representar nosso estado junto com outros colegas, foi simplesmente incrível. A consciência que independente de qualquer resultado, lutamos dias para estarmos ali, nos esforçamos muito juntos com os nossos tutores e colegas. Toda experiência que vivemos nas fases online e na final presencial foram marcantes e inesquecíveis.”

A estudante Aline Vitória dos Santos, da equipe Filibusters, também falou sobre a participação na grande final. “Faltam palavras para descrever o quão mágico é viver a experiência de uma final presencial da ONHB. Sem sombra de dúvidas esse é o dia mais esperado por aqueles que dedicam vários dos seus dias a olimpíada e que se entregam para o conhecimento que é adquirido ao longo das fases.”

onhb_final (4).jpg

Sobre a ONHB - A ONHB é um projeto da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que promove uma competição voltada para estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e todos os anos do Ensino Médio. Eles formam equipes com um professor de História como orientador.

A 14ª edição da olimpíada contou com mais de 73 mil participantes de todos os estados do país. De maio a junho foram realizadas as fases eliminatórias, on-line, e em agosto foi a final presencial, em Campinas - SP.

Com informações e fotos do Campus Rio Branco