VII CONC&T

Congresso do Ifac se encerra com premiação de trabalhos destaque

publicado: 25/11/2022 18h28, última modificação: 25/11/2022 18h35
Evento realizado on-line durante três dias foi finalizado na noite de quarta-feira, 23
conct_encerramento1.png

O Instituto Federal do Acre (Ifac) encerrou a sétima edição do Congresso de Ciência e Tecnologia (Conc&t) com uma cerimônia onde foram premiados os trabalhos com maior pontuação no evento recebendo certificado de trabalho destaque.

O congresso foi realizado on-line nos dias 21 a 23 de novembro, com transmissão ao vivo pelo Youtube e por plataformas de videoconferência, contando com tradução para a Língua Brasileira de Sinais em todas as atividades. Este ano, o congresso trouxe o tema “Educação Profissional, Científica e Tecnológica num mundo em transformação”.

As atividades da noite tiveram início com o Palco Cultural, transmitido através da plataforma Google Meet, que recebeu a apresentação do Quinteto de Cordas da Universidade Federal do Acre (Ufac).

Na sequência, a cerimônia de encerramento do Conc&t teve início com a presença da reitora Rosana C. dos Santos e dos pró-reitores do Ifac.

Confira o vídeo com a transmissão do evento no Youtube

No encerramento do congresso, os pró-reitores Claudemir do Nascimento (Administração – Proad) e Ubiracy Dantas (Desenvolvimento Institucional - Prodin) destacaram o lançamento da segunda edição da revista Caminhos do Ifac onde foram abordados o trabalho que ambas as pró-reitorias realizam com a finalidade de oferecer a melhoria da qualidade do ensino da instituição.

conct_encerramento2.png

Gestores presentes na mesa de honra do encerramento (Youtube)

Os pró-reitores Fábio Storch (Extensão - Proex) e Lucilene Acácio (Ensino - Proen) falaram sobre a importância da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, três pilares essenciais para a construção de uma instituição de ensino de qualidade. O pró-reitor Jefferson Diniz (Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação - Proinp) falou dos números do VII Conc&t e agradeceu pelo trabalho de todos os envolvidos no evento.

Em seu pronunciamento, a reitora do Ifac parabenizou todos que participaram do congresso. Ela finalizou sua fala exaltando o trabalho coletivo realizado ao longo dos 12 anos de existência da instituição. Segundo a gestora, esse trabalho resultou no reconhecimento da qualidade do Instituto a partir da nota máxima obtida no processo de recredenciamento conduzido pelo Ministério da Educação (MEC), em 2021.

“A nota 5 na avaliação do recredenciamento, no final do ano passado, é a coroação de tudo o que fazemos: dos eventos científicos, da transformação com as obras de infraestrutura, do planejamento, das ações de ensino, dos cursos, as semanas acadêmicas nos campi foram importantíssimas na nossa avaliação. Nesses 12 anos de Ifac, subimos um degrau a cada dia numa construção coletiva, feita a muitas mãos com o objetivo único de transformar a educação de excelência que queremos.”

Trabalhos destaque - Em seguida, foi realizada a premiação dos trabalhos destaque do VII Conc&t. Além de um certificado, os autores principais de cada trabalho receberão trofeus e medalhas. Os prêmios foram confeccionados no Laboratório IF Maker do Campus Rio Branco.

Os premiados foram anunciados pela coordenadora geral da Incubadora, Incubac, Gabriela Cunha.

Confira todos os trabalhos premiados no VII Conc&t (PDF)

conct_encerramento_trofeu.jpg

Anais – Já está disponível para acesso o Caderno de Ciência e Tecnologia 2022, publicação com os anais do VII Conc&t. O periódico reúne os resumos aceitos para apresentação no evento.

Em 2022, o evento recebeu 214 resumos simples, dentre os quais 157 resumos foram aprovados. Os trabalhos submetidos ao congresso relacionam-se às seguintes áreas de conhecimento: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; Linguística, Letras e Artes e Outros.

Confira o Caderno de Ciência e Tecnologia 2022 – Anais do VII Conc&t

Os artigos aprovados foram publicados na Revista Conexão na Amazônia, em https://periodicos.ifac.edu.br/index.php/revistarca/issue/view/7

Certificação – A comissão organizadora do congresso informa que os certificados já podem ser emitidos pelo sistema de eventos do Ifac, em https://eventos.ifac.edu.br/evento/certificado/emissao/portal/. Todas as pessoas que realizaram a inscrição no evento têm direito ao certificado.

Já estão disponíveis aos congressistas na plataforma:

1 - Certificado de Avaliador Ad Hoc;

2 - Certificado de todos os palestrantes;

3 - Certificado de Participação no evento (ouvinte);

4 - Certificado da Oficina: Elaboração de Artigo científico;

5 - Certificado de Trabalho aprovado e publicado no anais;

4 - Certificado de organizador do Evento;

Os demais certificados estão em elaboração e estarão na plataforma com a maior brevidade.

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents