Campus Rio Branco

Ifac é selecionado para etapa nacional da Maratona de Programação

publicado: 07/11/2022 08h39, última modificação: 11/11/2022 19h39
A equipe do campus Rio Branco irá representar o Acre na competição, que acontece em março de 2023, em Campo Grande (MS)
imagens_materias_capa - 2022-11-07T103819.588.png

Luís Antônio Lima Santiago, Igor de Paulo Maia, Jardesson Eduardo Araújo Mendes e Anderson Araújo Ferreira são estudantes do Instituto Federal do Acre (Ifac) e integrantes da equipe Last Dance, que irá representar o Acre na etapa nacional da Maratona de Programação, da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Os estudantes, que atualmente cursam Tecnologia em Sistemas para Internet, no campus Rio Branco, são veteranos do Ifac e concluíram o curso técnico integrado em Informática na instituição. A equipe, que foi orientada pelo docente Victor Antunes Vieira, participará da fase nacional da Maratona de Programação, em março de 2023, na cidade de Campo Grande (MS).

“Temos participado da Maratona de Programação desde que o curso de Sistemas para Internet foi criado, inclusive organizando o evento em alguns anos. É muito gratificante ver o resultado do trabalho de todo o corpo docente e a dedicação dos nossos estudantes com a área de computação”, destaca o professor Victor Antunes e técnico da equipe.

Luís Antônio, que é conhecido pelos amigos como “Tonhão”, conta que a permanência na instituição se deu por conta da vivência acadêmica e estímulo dos docentes nas competições de tecnologia.

“Fiz o ensino médio no Ifac e decidi continuar na área, verticalizando no ensino. Durante o próprio ensino médio sempre fomos muito estimulados pelos professores a participar de competições de programação, de torneios e maratonas, além das Olimpíadas Brasileiras de Informática (OBI) e Robótica (OBR), como também da Techweek e vários outros eventos”, afirma o estudante.

WhatsApp Image 2022-10-13 at 13.13.41 (1).jpeg

Sobre a participação na Maratona de Programação, Luís Antônio explica que a equipe se dedicou e, com auxílio do professor Victor Antunes, foi possível chegar a classificação para a etapa nacional.

“Em 2022, com o retorno das atividades presenciais, o professor Victor Antunes organizou a equipe Last Dance, composta por mim, Jardeson Eduardo, Igor de Paulo e Anderson Araújo, como competidor reserva. E dessa vez foi para valer. Organizamos treinamentos semanais. Ao menos três vezes por semana nos encontrávamos para resolver questões de programação e debater as soluções. Isso perdurou até a Maratona de Programação”, conta Luís Antônio.

A primeira fase aconteceu no dia 08 de outubro, na Universidade Federal do Acre (Ufac), e foi dividida em dois momentos, realizados no mesmo dia. De acordo com Luís Antônio, pela manhã, as equipes participaram de um aquecimento. Somente no período vespertino que a competição, de fato, aconteceu.

“Durante a tarde conseguimos resolver três questões. Tentamos resolver mais uma, mas erramos ela várias vezes e terminamos a competição sem conseguir termina-la. Por fim, aconteceu um momento de socialização entre todas as equipes. A experiência de participar da Maratona de Programação foi muito positiva. É algo que sempre nos agrega muito como programadores", destacou o estudante.

A Maratona de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) destinado aos estudantes de cursos de graduação da área de Computação. A disputa promove nos estudantes a criatividade, capacidade de trabalho em equipe, busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão.

Para saber mais informações sobre a competição, basta acessar o site: https://maratona.sbc.org.br/sobre22.html.