Ifac fortalece relações internacionais com universidades da Bolívia

publicado: 11/11/2022 18h11, última modificação: 11/11/2022 18h11
Instituto foi convidado para participar na I-XIII Reunião Nacional de Relações Internacionais do Sistema de Universidades Bolivianas, em Cobija
reuniao_universidades_bolivia1.jpg

O Instituto Federal do Acre esteve representado pelo diretor de Relações Internacionais, Luiz Eduardo Guedes, na I-XIII Reunião Nacional de Relações Internacionais do Sistema de Universidades Bolivianas, realizada na Universidade Amazônica de Pando, na cidade de Cobija - Bolívia. O evento ocorreu nos dias 05, 06 e 07 de outubro.

A participação da Diretoria Sistêmica de Relações Internacionais (DSRI) representando a reitora do Ifac, Rosana C. dos Santos, no evento teve como intuito ampliar as possibilidades de parcerias com outras instituições estrangeiras, além de planejar ações conjuntas com associados e promover encontro com parceiros educacionais, como a Universidad Amazónica de Pando.

Segundo o diretor de RI, “É possível afirmar que ações desse contexto ratificam o interesse político entre as instituições, por ser pacífico a necessidade de associar pesquisadores, criar espaço para capacitação de professores dos centros de idiomas, proporcionar intercâmbio para discentes e servidores, possibilitar intercâmbio entre professores para ministrar disciplinas em cursos afins, além de ampliar a participação em eventos científicos, esportivos e culturais entre as instituições.”

Parcerias – Durante o evento, as instituições presentes falaram sobre suas ações de internacionalização e o diretor de RI do Ifac, Luiz Eduardo Guedes apresentou a Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica, bem como o próprio Instituto e o seu processo de internacionalização com os países vizinhos: Bolívia e Peru. O gestor mencionou os programas de mobilidade acadêmica, cursos de idiomas oferecidos além de parcerias já estabelecidas com diversas instituições estrangeiras.

Ainda na reunião, o Comitê Executivo das Universidades Bolivianas (CEUB) entregou ao Ifac uma Carta de Intenções solicitando a assinatura de um Acordo-Quadro de Cooperação Interinstitucional. Neste acordo, o CEUB seria a entidade coordenadora das diferentes Universidades do Sistema Universitário Boliviano.

reuniao_universidades_bolivia2.jpg

Dentre os objetivos do acordo a ser firmado está a promoção de pesquisas sobre o desenvolvimento sustentável dos recursos naturais na preservação, conservação ambiental e mudanças climáticas; gerenciar o intercâmbio acadêmico de alunos de graduação e pós-graduação, professores e funcionários, com o objetivo de ministrar conferências, participar de cursos e/ou desenvolver programas de ensino comum; reforçar a formação e aperfeiçoamento dos professores pesquisadores; trabalhar na realização de dupla titulação para facilitar a revalidação e reconhecimento das qualificações dos alunos; criação de redes de conhecimento e redes temáticas em projetos de pesquisa interesse de ambas as instituições, entre outros.

Acesse a Carta de intenções do Comitê Executivo das Unviersidades Bolivianas

Mais de uma dezena de instituições de ensino e pesquisa fazem parte do comitê, como a Universidad Mayor Real y Pontificia San Francisco Xavier de Chuquisaca, Universidad Mayor de San Andrés, Universidad Mayor de San Simon, Universidad Autónoma Gabriel René Moreno, Universidad Autónoma Tomas Frías, Universidad Técnica de Oruro e Universidad Autónoma Juan Misael Saracho. Dentre as universidades que integram o comitê, o Ifac já possui um Protocolo de Intenção com a Universidad Amazónica de Pando.

Na avaliação do diretor de RI do Ifac, “Termos um protocolo de intenção com o Comitê Executivo do Sistema Universitário Boliviano facilita a abertura dessas universidades para a celebração de Termos de Cooperação específicos com o Ifac. É importante destacar que o papel político desta diretoria é criar essa ponte entre o Ifac e o Mundo, entretanto, apenas a comunidade acadêmica é capaz de fazer tais protocolos de intenções tornarem-se Termos de Cooperação com ações efetivas. Assim, faço um convite aos campi, em específico aos servidores, para que conheçam um pouco mais sobre cada uma destas instituições que formam o sistema boliviano de universidades e, a partir das diretrizes da carta de intenção do Comitê, proponham planos de trabalho de ações de internacionalização, sendo observado o PDI institucional. Nós da DSRI, nos colocamos a inteira disposição para fazer os contatos e as assinaturas necessárias para que tenhamos muitas ações entre o Ifac e todas as instituições parceiras internacionais.”

No evento também estiveram presentes a reitora Guida Aquino e o vice-reitor Josimar Batista Ferreira, da Universidade Federal do Acre e também os parceiros de longa data do Ifac da Universidad Nacional Amazonica de Madre de Dios, representada pelo professor Federico Kuaquira Huallpa.

Internacionalização - O Ifac tem como objetivo de desenvolvimento institucional firmar parcerias com instituições estrangeiras que possam contribuir com o aprimoramento das políticas de internacionalização, seguindo as diretrizes nacionais da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC).

Outro objetivo do Ifac, conforme consta do Plano de Desenvolvimento institucional (PDI), no quadro de contribuição da Arint, é “Firmar novas cooperações interinstitucionais internacionais prioritariamente com países do eixo SUL-SUL (partes da América Latina, África e Oceania)”.

Com informações da Diretoria Sistêmica de Relações Internacionais do Ifac

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents