Ifac participa da expedição sobre os feijões nobres do Alto Juruá

publicado: 30/11/2022 18h18, última modificação: 30/11/2022 18h18
Atividades da expedição visam à certificação e a obtenção do selo de indicação geográfica dos feijões crioulos da região
Expedição de Feijões do Juruá (1).jpg

O Instituto Federal do Acre (Ifac), representado pela docente Guiomar de Almeida Sousa, participou, no período de 21 a 25.11.2022 da expedição sobre os feijões nobres do Alto Juruá. Na oportunidade foram realizadas visitas técnicas a agricultores familiares que cultivam feijões na Reserva Extrativista Alto Juruá e entorno. Entre os objetivos da viagem se destacam atividades que visam à certificação e a obtenção do selo de indicação geográfica dos feijões crioulos da região.

A expedição foi realizada com recursos do Banco da Amazônia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Acre. Participaram da missão os técnicos Amauri Siviero e José Tadeu de Sousa Marinho da Embrapa Acre; Guiomar de Almeida Sousa (Instituto Federal do Acre) e Bruno Lemos Freitas (Universidade Federal do Acre).

Expedição de Feijões do Juruá (2).jpg Expedição de Feijões do Juruá (5).jpg

Na oportunidade foi realizado um seminário sobre os feijões locais na Vila Restauração localizada no rio Tejo em Marechal Thaumaturgo. Os assuntos discutidos no evento foram: importância socioeconômica e cultural dos feijões locais; valor nutricional dos feijões comum (Phaseolus vulgaris) e do feijão de praia (Vigna unguiculata); armazenamento e produção de sementes de feijão; e agregação de valor da produção local através de processos de certificação incluindo a indicação geográfica.

Participaram das atividades 80 agricultores familiares e 10 técnicos da Prefeitura Municipal de Marechal Thaumaturgo. A região do Alto Juruá é a mais rica em variedades de feijão contando com, aproximadamente, 30 tipos entre feijão de arranque e feijão de praia. Análises preliminares comprovam que estes feijões são mais ricos em proteínas e antocianinas quando comparados ao feijão carioca tradicional.

Expedição de Feijões do Juruá (3).jpg Expedição de Feijões do Juruá (4).jpg

Esta é a primeira atividade do projeto que vai até 2024. Os próximos passos estão definidos e serão realizadas coleta de dados da produção, melhoria dos processos de armazenagem e embalagens, análises econômicas sobre a cadeia do feijão certificado e mensuração da importância dos feijões na segurança alimentar da população local.

(Com informações e fotos do pesquisador Amauri Siviero)