Campus Tarauacá

Ifac Tarauacá certificou 70 pessoas no projeto de Libras em 2022

publicado: 30/11/2022 17h11, última modificação: 30/11/2022 17h11
Neste ano, foram abertas três turmas sendo uma no curso básico de Libras Nível I e II e duas turmas de Conversação em Libras
libras_tarauaca_2022 (3).jpeg

Em 2022, o Instituto Federal do Acre (Ifac), através do Campus Tarauacá, certificou 70 pessoas nos cursos de Libras oferecidos a partir do projeto de extensão coordenado pela tradutora e intéprete Mesezabeel Rodrigues. Os concluintes foram alunos de três turmas abertas neste ano, sendo uma no curso básico de Libras Nível I e II e duas turmas de Conversação em Libras.

Os cursos são promovidos por intermédio do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do Campus Tarauacá e foram realizados nos meses de fevereiro a outubro. Além disso, os cursos tiveram atividades presenciais e aulas assíncronas, ministradas pela TILSP Mesezabeel Rodrigues, que tem 15 anos de experiência como professora de Libras.

libras_tarauaca_2022 (7).jpg

“Gratidão é a palavra que resume minha alegria por ter participado desse curso de Libras pelo Ifac com a Professora Bell que é uma excelente profissional, que ao longo da sua jornada como docente tem se dedicado ao ensino de um Libras com tanta dedicação e carinho. Desejo muito sucesso a toda turma”, comemorou a aluna Belineide Lima Andrade.

Outra participante do projeto, Maria José de Abreu Linhares também agradeceu e destacou a importância da ação para a comunidade: “Ao criador do curso a minha gratidão por essa linda oportunidade, que o projeto continue crescendo e melhorando, que continue em benefício da nossa comunidade, tanto os surdos quanto os ouvintes, pois dessa forma haverá inclusão e acolhimento para ambas as partes e nossa sociedade crescerá muito mais.”

libras_tarauaca_2022 (4).jpeg

Para a Maria Elisabete de Amorim Silva Costa, participar do curso e aprender uma nova língua foi “Uma experiência única”. Ela completou dizendo que “esse aprendizado levarei para a minha vida toda, amei todo o curso, as aulas e ensinamentos. Tenho outra mentalidade agora com relação às pessoas surdas, graças a esse curso”.

“Minha experiência foi bastante positiva mesmo sem nunca ter tido contato com a língua de sinais, eu me identifiquei bastante com o curso e aprendi bastante, foi uma experiência incrível e muito enriquecedora. Sei que foi apenas o básico, mais com certeza foi de grande ajuda para a que eu possa continuar buscando aprender mais e mais”, compartilhou outra aluna do curso, Emeli Neri de Albuquerque.

libras_tarauaca_2022 (5).jpeg

A coordenadora do projeto e professora nos cursos, Mesezabeel Rodrigues afirmou que “Sempre é muito maravilhoso e gratificante quando ministro aulas para esses alunos que vem com sede de querer aprender a Língua de Sinais. Não ganho mais nada no meu salário quando realizo esses projetos, mas ganho muitas histórias, experiências e novos conhecimentos que agregam a minha história de vida e profissional. Agradeço ao Ifac Campus Tarauacá por me conceder essas oportunidades de realizar a minha missão que é ensinar”.

Com fotos e informações do Campus Tarauacá