Campus Sena Madureira

Projeto de Jiu-Jitsu do Ifac Sena Madureira recebe materiais do TJ-AC

publicado: 29/11/2022 19h24, última modificação: 29/11/2022 19h24
Além de tatames, foram adquiridos itens como cordas de pular, cones, chapéu chinês, corda naval, sacos de areia e elásticos extensores
jiujitsu_sena (1).jpg

O projeto de extensão “Jiu-Jitsu no Ifac/CSM 2022” foi beneficiado com recursos financeiros provenientes do Fundo de Penas Pecuniárias da Vara Criminal, do Juizado Especial Criminal da Comarca de Sena Madureira, do Tribunal de Justiça do Acre. Com os valores, o projeto adquiriu tatame, principal item para a prática desportiva de artes marciais. Além do tatame, a equipe do projeto adquiriu materiais destinados ao fortalecimento físico dos participantes tais como cordas de pular, cones, chapéu chinês, corda naval, sacos de areia e elásticos extensores.

Na entrega dos materiais, foi realizada uma cerimônia com a presença dos participantes do projeto, gestores do Ifac e do Juizado Especial Criminal da Comarca de Sena Madureira.

De acordo com o juiz de direito, Fábio Alexandre Costa de Farias, “apoiar esse tipo de projeto é de suma importância, visto que os recursos financeiros que antes eram utilizados para fins ilícitos agora poderiam ser direcionados para beneficiar atividades que, de alguma forma, beneficiam a sociedade”.

jiujitsu_sena (3).jpgPara o juiz, “o jiu-jitsu tem o potencial de melhorar a relação entre os participantes e a comunidade como um todo, prezando pelo respeito à escola, aos pais aos companheiros de treino, ensinando valores importantes como a empatia e a boa convivência com o próximo, sendo de suma importância o apoio a este tipo de iniciativa no município de Sena Madureira”.

O diretor-geral do Campus Sena Madureira, Diones Salla, que também esteve presente na entrega dos materiais, destacou que o projeto de jiu-jitsu vem sendo desenvolvido há vários anos e que o campus “sempre tem buscado apoiar a iniciativa, visto que temos ciência da relevância e dos resultados positivos alcançados ao longo da implementação do projeto”.

Coordenador do projeto, Richarles Sousa, destacou a importância da prática esportiva para a juventude. “O desenvolvimento do projeto é importante para toda a comunidade, sobretudo para os jovens e adolescentes que carecem de uma atividade que combine o desenvolvimento físico, desportivo, cultural e social dos participantes e o jiu-jitsu proporciona isso. Estamos desenvolvendo o projeto há cerca de sete anos, na forma de projeto de extensão, e sempre nos deparamos com novas situações e condições de envolvimento dos participantes. É sempre um desafio, mas com a ajuda de todos os colaboradores que temos, estamos conseguindo contribuir de forma singela, mas muito importante, com a formação social de nossos jovens.”

jiujitsu_sena (4).jpg

Como participar? – O projeto de jiu-jitsu é aberto para toda a comunidade. De acordo com o coordenador, será aberta uma nova turma no primeiro semestre de 2023.

Desde 2016, o projeto realizado no Ifac já teve participação de cerca de 120 pessoas. O objetivo é proporcionar a melhoria na qualidade de convívio dos participantes com o meio social em que estão inseridos, contribuindo para o seu desenvolvimento humano, físico e psicológico através da aplicação dos princípios basilares das artes marciais. Dessa forma, ofertando alternativas de valores que vão de encontro à marginalidade e ao uso de substâncias entorpecentes ilícitas, promovendo um espírito competitivo, a disciplina, o respeito, a dedicação e altruísmo, além de elevar a autoestima dos praticantes.

Com fotos e informações do Campus Sena Madureira