Comissão divulga resultados da autoavaliação institucional do Ifac

publicado: 07/10/2022 16h00, última modificação: 07/10/2022 16h00
CPA realizou visitas em todos os campi para a etapa de socialização dos dados obtidos na autoavaliação
cpa_riobranco (3).jpeg

CPA apresenta resultados da autoavaliação institucional no Campus Rio Branco

Com o objetivo de buscar a qualificação dos cursos e serviços ofertados à comunidade, os Institutos Federais promovem periodicamente a autoavaliação institucional. Neste processo, estudantes dos cursos superiores, docentes e técnico-administrativos respondem a questionário online sobre diversos aspectos institucionais e sobre os cursos. Os dados obtidos são repassados à gestão para a melhoria dos resultados institucionais.

No Instituto Federal do Acre (Ifac), a autoavaliação institucional referente ao ano de 2021 foi realizada em janeiro deste ano. Com base nas respostas coletadas, a Comissão Própria de Avaliação (CPA), responsável pela ação, realizou visitas aos seis campi na etapa de socialização dos resultados da autoavaliação institucional, nos meses de agosto, setembro e outubro.

cpa_cruzeiro (2).jpeg

cpa_sena (1).jpeg

CPA se reuniu com a comunidade acadêmica nos seis campi. Nas fotos, Cruzeiro do Sul e Sena Madureira

Em um primeiro momento, os dados foram apresentados aos servidores e alunos do Ifac nos municípios de Xapuri, Cruzeiro do Sul e Tarauacá. Já no final de setembro, a comissão esteve nos campi de Sena Madureira e Rio Branco apresentando os resultados da autoavaliação à comunidade acadêmica. No último dia 6 de outubro, a CPA realizou a socialização no Campus Baixada do Sol.

“A etapa de socialização tem sido fundamental para entregar os resultados da autoavaliação à comunidade acadêmica e, através de uma metodologia inovadora para esta etapa pela atual estrutura da CPA, trabalhar pontos de atenção, considerar resultados positivos e realizar o balanço crítico da pesquisa – informação que servirá para a construção do Plano de Melhorias, consolidando as ações do encerramento deste ciclo avaliativo em 2023”, destacou a coordenadora geral da CPA, Luciana Rufino.

WhatsApp Image 2022-10-06 at 16.36.53.jpeg cpa_xapuri (1).jpeg

Reunião com a comunidade acadêmica da Baixada do Sol e de Xapuri

Ainda de acordo com a coordenadora, a etapa de socialização dos dados da pesquisa não se resume a apresentação dos resultados. “Promovemos discussões críticas a respeito dos dados obtidos, apresentando as questões identificadas como fator de atenção para o desenvolvimento do Plano de Melhorias e consolidação do ciclo em 2023”, sublinhou.

Sobre a interação com estudantes e servidores, a coordenadora da CPA avaliou que as reuniões foram excelentes. “Tivemos muito feedback positivo da comunidade acadêmica visto que esta gestão está atuando de forma inovadora. Protagonizamos esta ação de visita aos campi pra socialização, permitindo dar maior visibilidade à CPA assim como tirar dúvidas e fortalecer a comunidade acadêmica com dados e o reconhecimento do impacto institucional que os resultados produzidos geram. A comunidade precisa acompanhar, compreender e aderir cada vez mais à Autoavaliação para que possamos construir instrumentos de gestão e políticas cada vez mais adequadas às nossas necessidades”, finalizou.

cpa_tarauaca (2).jpeg

Reunião da CPA com a comunidade acadêmica do Campus Tarauacá

Sobre a CPA

A CPA é uma comissão eleita com representação de todas as categorias da comunidade acadêmica e tem como atribuições de planejar, organizar e promover os processos internos de avaliação institucional e dos cursos superiores ofertados. Trata-se de uma comissão vinculada ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

cpa_riobranco (1).jpegVice-coordenadora, Ronete Pavão e a coordenadora geral da CPA, Luciana Rufino

A avaliação institucional, inserida no contexto do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), fornece dados para que as Instituições de Ensino Superior possam repensar suas práticas administrativas, técnicas e pedagógicas.

No Ifac, o processo da autoavaliação acontece uma vez a cada três anos, sendo apenas uma das etapas do ciclo avaliativo. A CPA divulga o questionário que é respondido pelos servidores e estudantes de graduação. A partir disso, a comissão trata os dados, socializa com a comunidade acadêmica, faz um balanço crítico dos dados obtidos e depois produz o Plano de Melhorias.