Notícias

Gestão de pessoas

Cosvi realiza campanha Ifac a favor da vida no Setembro Amarelo

publicado: 11/10/2022 19h53, última modificação: 11/10/2022 19h53
Ação foi desenvolvida em todas as unidades e teve a participação de mais de 200 pessoas entre servidores do Ifac e seus familiares
setembro_amarelo2022 (3).png

Roda de conversa e oficina de Ikebana no Campus Xapuri

A Diretoria Sistêmica de Gestão de Pessoas (Disgp), através da Coordenação de Atenção à Saúde e Qualidade de Vida (Cosvi) realizou o evento “Ifac a favor da vida!” durante o mês de setembro quando acontece a campanha internacional pela prevenção do suicídio. A ação foi desenvolvida em todos os campi e reitoria e teve a participação de mais de 200 pessoas entre servidores do Ifac e seus familiares.

Com diversas atividades artísticas, a ação teve como objetivo promover nos participantes o despertar da autoconsciência para atividades saudáveis. Além disso, também se buscou proporcionar o desenvolvimento de potencialidades criativas nos aspectos físicos, mentais, sociais, cognitivos e emocionais, integrando conteúdo internos e externos, nas relações sociais e de trabalho.

setembro_amarelo2022 (5).png setembro_amarelo2022 (6).png

Vivências de arte e de canto, no Campus Rio Branco

Entre as opções, as pessoas interessadas puderam participar de vivência com desenho e pintura, canto em conjunto, cerâmica e Ikebana, uma técnica para produzir arranjos florais. Os participantes ainda tiveram a chance de fazer aulas experimentais de yoga e de dança.

A vivência do canto possibilitou o engajamento de servidores para o projeto Canto Coral que acontece no Campus Rio Branco, no horário de 17h30 às 19h.

Dentro da programação preparada pela Cosvi também foi realizada roda de conversa sobre Saúde Mental e os Processos Criativos, que foi mediada pela psicóloga Maria Freire.

setembro_amarelo2022 (2).png setembro_amarelo2022 (4).png

Oficinas de Ikebana nos campi Rio Branco e Sena Madureira

Uma servidora do Campus Xapuri comentou que a atividade “Serviu para nos aproximarmos e nos conhecer, ficou claro de quanto estávamos precisando cuidar de nossa saúde mental.”

Já um servidor do Campus Sena Madureira afirmou que “A Roda de conversa e a oficina de Ikebana me permitiram acalmar o cérebro, amenizar o stress e admirar o belo.”

“Eu simplesmente amei desenhar e mergulhar na arte como forma de diminuir minha ansiedade”, disse uma servidora lotada na reitoria.

setembro_amarelo2022 (8).png

Vivência de kundalini yoga

Na avaliação da diretora de Gestão de Pessoas, Geyse Rakel Oliveira, “A ação foi linda, conseguimos levar aos nossos servidores e familiares a importância de estarmos bem psicologicamente e fisicamente e praticarmos o autocuidado. Em cada oficina realizada, a sensação era de dever cumprido; a cada sorriso, a certeza de que estamos no caminho certo. Aproveito para agradecer à reitora por apoiar e permitir a concretização desse maravilhoso projeto, agradeço também a minha equipe por toda dedicação, zelo e cuidado na execução de todas oficinas e por fim, a todos os colaboradores e servidores que marcaram presença e que muito contribuíram para que fosse um mês inesquecível. Nós somos a favor da vida!”

O projeto teve a colaboração do Ateliê Cerâmica Aquiri, com a professora Gecileide Lins, do professor de Kundalini yoga, Enio Souza, do Espaço Samaúma Yoga Shala, da professora Ana Fabíola, da artista de Ikebana, Francinete Gadelha, do artista plástico professor Uelinton Santana, do maestro professor Douglas Marques e da Escola de Dança No Compasso, do professor Denis Freitas.

Com informações e fotos da Cosvi/Disgp