Inscrições para Festival Cultural e Ifac Curta-Metragem seguem abertas

publicado: 03/10/2022 14h01, última modificação: 03/10/2022 14h01
Submissão de propostas seguem até o dia 17 de outubro; projetos aprovados vão receber apoio financeiro de R$ 2 mil e bolsistas receberão R$ 400 durante 4 meses
imagens_materias_capa - 2022-10-03T120058.093.png

O Instituto Federal do Acre (Ifac) está com inscrições abertas para os editais “Festival Cultural” e “Ifac Curta-Metragem”, da Pró-Reitoria de Extensão (Proex). Estão sendo ofertadas 12 vagas para servidores que desejam desenvolver projetos culturais de extensão e receber apoio financeiro.

As inscrições seguem até o dia 17 de outubro, conforme os novos cronogramas.

Os projetos selecionados, em ambos editais, vão receber R$ 2 mil em recurso financeiro para execução das atividades, e os estudantes bolsistas vinculados às propostas receberão R$ 400 durante o período de 4 meses.

Festival Cultural

Com objetivo de valorizar e fortalecer as atividades culturais desenvolvidas, serão selecionados 06 projetos culturais e artísticos (inéditos ou já em andamento), que busquem o compartilhamento de conhecimentos, saberes e experiências com a sociedade, fomentem a promoção, a difusão dos bens culturais, democratização do acesso aos bens de cultura e a valorização da diversidade cultural.

Para o edital, serão considerados serão consideradas atividades que envolvam temáticas sobre: Desenvolvimento de Cultura; Cultura memória e patrimônio; Cultura e memória social; Cultura e sociedade; Literatura, Sarau, Folclore, Artesanato e tradições culturais; Capoeira; produção cultural e artística na área de Artes Visuais, Fotografia, Música, Dança, Movimentos juninos, Teatro, Cinema e Vídeo.

Ifac Curta-Metragem

Com foco no fomento da cultura audiovisual e para dar visibilidade à produção de curtas-metragens, o edital selecionará proposta com foco na área de "Cidadania e Direitos Humanos", tendo produções que estimulem o desenvolvimento, a formação, a criatividade e a inovação da linguagem cinematográfica.

Ao todo, serão selecionados 06 projetos que priorizem temáticas: crítica social; participação social; orientação sexual; direitos da juventude, idosos, crianças e/ou adolescentes; identidades; pessoas com deficiência; igualdade de gênero, étnico racial; e demais temas relacionados à garantia dos direitos de todos os cidadãos.

Os filmes deverão ter duração de 1 a 15 minutos, contar com resolução mínima de 720p (HD). Todas as produções deverão estar em língua portuguesa (do Brasil), legendados em português (do Brasil) e traduzidos na Língua Brasileira de Sinais.

Inscrição

Conforme os editais, cada ação e/ou projeto deve ter a indicação de um estudante para atuar como bolsista. As submissões deverão ser realizadas, primeiramente, em processo no SEI e, posteriormente, no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).

Para saber mais informações sobre os editais e saber como se inscrever, acesse:

- Edital 16/2022 – Festival Cultural do Ifac: https://editais.ifac.edu.br/categoria/edital/arquivos/642/

- Edital 17/2022 – Ifac Curta-Metragem: https://editais.ifac.edu.br/categoria/edital/arquivos/643/