Campus Rio Branco

Ifac certifica novos empreendedores individuais

publicado: 27/09/2022 11h18, última modificação: 27/09/2022 11h18
Evento foi realizado na noite de sexta-feira (23.09), no campus Rio Branco; mais 40 pessoas receberam certificados
imagens_materias_capa - 2022-09-27T091631.396.png

O Instituto Federal do Acre (Ifac), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), realizou a entrega de certificados para os novos empreendedores individuais de Rio Branco. A cerimônia, que foi realizada na última sexta-feira (23.09), aconteceu no campus Rio Branco e contou com a presença de servidores, amigos e familiares dos participantes.

O curso, que faz parte do programa Qualifica Mais Progredir, tem como objetivo capacitar e aperfeiçoar a comunidade para planejar, abrir e gerenciar microempresas individuais, como também fomentar o empreendedorismo local.

Para representar os participantes do curso Qualifica Mais Progredir, receberam os certificados: Maria Angelita Chalub Peixe, Valeska Gabriel de Lima e Elisangela de Souza Sampaio.

Design sem nome (30).png

Italo Lima, que é aluno do Ifac, participou do programa e destacou o aprendizado nas aulas. "Sou aluno do curso técnico integrado no campus Rio Branco e aproveitei a oportunidade de aprender mais no programa Qualifica Mais Progredir. Aprendi coisas que agregaram muito na minha formação, na minha profissão e também na minha vida. Fico muito feliz por ter concluído esse curso. Agradeço ao professores e ao Ifac por mais essa oportunidade".

Lívia Tamara Costa, que também participou da formação, falou sobre os ensinamentos deixados pelos professores. "Cada professor deixou seus ensinamentos em nossos corações. Cada um aqui tinha um motivo para realizar esse curso e hoje é o dia de receber essa recompensa. Valeu a pena. Os obstáculos de ontem, se tornaram mais uma etapa para conquistarmos o amanhã. Ao pegarmos o certificado, que possamos sentir as conquistas que sempre sonhamos".

Jefferson dos Santos, que fez parte do programa Qualifica Mais Progredir, destacou a boa experiência em fazer parte da formação. "Pudemos aprender muitas coisas que levaremos para a vida pessoal e profissional. Todos que participaram se desenvolveram muito. Que possamos realizar nossos sonhos e objetivos. Agradeço aos professores que nos ensinaram muito bem e foram dedicados".

Design sem nome (31).png

Durante a cerimônia, a reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, parabenizou os novos microempreendedores, como também destacou a importância do curso para a comunidade. "Quero agradecer a todos que estão aqui conosco nessa noite e reforçar que essa é apenas mais uma etapa do sucesso de vocês. Como fruto da educação, não poderíamos ficar alheios a esse chamado, que é o programa Qualifica Mais Progredir. Estamos muito orgulhosos com mais essa fase e com a conclusão de todos vocês no curso de Microempreendedor Individual".

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, também esteve na cerimônia e destacou a importância da formação para a comunidade local. "É um prazer muito grande estar aqui, na conclusão de mais etapa do programa Qualifica Mais Progredir. Este é um projeto importante, pois traz a comunidade para pensar diferente. Vocês estão aqui para construir uma nova história e com essa oportunidade, por meio do Ifac, foi possível concretizar esse momento de formação".

Design sem nome (33).png

Representando o pró-reitor de Extensão, a diretora de Extensão Tecnológica, Amélia Maria Lima Garcia, ressaltou o trabalho desenvolvido pela equipe local para que todos pudessem concluir o curso de forma exitosa. "Quero parabenizar todos vocês por mais essa etapa concluída. Tenham certeza que todos são vitoriosos, pois sabemos que essa jornada não é fácil. Como docente e parte da gestão do Ifac, reforço que estamos muito felizes em termos feito nosso trabalho de forma adequada. Que possamos ver todos dando seguimento a outras formações no Ifac. Parabéns a todos".

Para o diretor-geral do campus Rio Branco, Paulo Roberto de Souza, a execução do programa Qualifica Mais Progredir acontecer na unidade reforça o compromisso com a educação. "É sempre uma alegria receber todos vocês em nosso campus. Estamos aqui para comemorar essa etapa, no programa Qualifica Mais. O curso de Microempreendedor Individual foi inovador para o campus e deu super certo. Fico muito feliz que todos tiveram êxito, concluindo essa caminhada. Que essa formação seja apenas uma parte na vida profissional de vocês".

Design sem nome (32).png

Coordenador geral do programa Qualifica Mais Progredir no Acre, Mário Sérgio Lobão, integrou a cerimônia e ressaltou o diferencial da formação na área do empreendedorismo. "A certificação é o fechamento de um ciclo e esse momento representa o sucesso e glória de vocês. A cada certificação vivenciamos etapas que são muito importantes. A formação que vocês tiveram foi essencial para o mundo do trabalho. Não tenho dúvidas de que todo o conhecimento apreendido aqui será imprescindíveis para o vida profissional de vocês. Estamos aguardando ansiosos para as próximas turmas".

A coordenadora adjunta do programa Qualifica Mais Progredir no campus Rio Branco, Sonaira Moura, ressaltou a importância do momento. "Hoje é dia de comemorar a vitória concretizada. Muitos enfrentaram dificuldades e esse momento é muito gratificante para todos nós que trabalhamos com a educação. Parabéns para todos".

Atualmente, o campus Rio Branco está realizando a formação da terceira turma do curso de Microempreendedor Individual, que encerra as atividades no mês de outubro. A expectativa é de que em novembro, novos participantes iniciem a formação.