Ifac é contemplado com mais de 150 novas bolsas da Capes

publicado: 13/09/2022 14h04, última modificação: 13/09/2022 16h15
Os estudantes poderão atuar como bolsistas nos programas de Iniciação à Docência (Pibid) e Residência Pedagógica
logo_ifac.png

O Instituto Federal do Acre (Ifac) está na lista de instituições brasileiras contempladas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para o desenvolvimento dos Programas Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e de Residência Pedagógica.

O anúncio foi publicado nacionalmente no dia 05 de setembro e o Ifac foi contemplado com 156 bolsas, sendo 96 direcionadas para o Pibid e 50 para as ações de Residência Pedagógica.

Conforme explica a pró-reitora de Ensino, Lucilene Acácio, a execução de ambos os programas no Ifac contribui de forma significativa na formação dos estudantes.

"São ações que prezam para a melhor formação dos nossos alunos e alunas de licenciatura, como também proporcionam a melhoria do ensino nas escolas públicas que são contempladas pelas atividades do Pibid e Residência Pedagógica. A possibilidade do estudante de licenciatura imergir na prática docente durante a sua formação promove um ensino de melhor qualidade e a formação de um futuro professor com consciência da realidade e que, ao mesmo tempo, aprende a compreender a possibilidade de transformação dessa realidade", afirmou Lucilene Acácio.

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa que integra a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação com a finalidade fomentar a iniciação à docência, proporcionando a inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica dos estudantes da primeira metade dos cursos de licenciatura. Além disso, o Pibid contribui para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior.

Junto ao Ifac, as novas bolsas para desenvolvimento do Pibid serão destinadas para projetos nos cursos de Matemática, do campus Cruzeiro do Sul, de Física, do campus Sena Madureira e nos cursos de Ciências Biológicas e Matemática, do campus Rio Branco.

O Programa de Residência Pedagógica tem por finalidade fomentar projetos institucionais que contribuam para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura. As bolsas destinadas para o Ifac serão direcionadas para o desenvolvimento de projetos nos cursos de Matemática, do campus Cruzeiro do Sul, e nos cursos de Ciências Biológicas e Matemática, do campus Rio Branco.

Ainda de acordo com Lucilene Acácio, o resultado alcançado pelo Ifac junto à Capes reflete o trabalho desenvolvido na Proen, por meio da Diretoria de Políticas de Graduação e em conjunto com os coordenadores institucionais dos dois programas. "O Ifac, ao abraçar os dois programas, permite o enriquecimento da formação do nosso estudante da licenciatura para a realidade da educação básica e da educação profissional e ainda, complementa a formação de estudantes dos cursos técnicos integrados".

Atualmente, a professora Márcia Moreira de Ávila é responsável pelo Pibid no Ifac, e o servidor José Júlio César do Nascimento Araújo coordena as ações focadas no programa de Residência Pedagógica.