Notícias

Extensão

Ifac sedia etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica 2022

publicado: 30/09/2022 18h20, última modificação: 30/09/2022 18h20
Estudantes e professores de escolas públicas e privadas, da capital e interior do Estado, estiveram presentes no evento
obr_estadual_2022.png

O Instituto Federal do Acre sediou a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR 2022) que aconteceu durante todo o dia 30 de agosto no auditório e no ginásio do Campus Rio Branco. Estudantes e professores de escolas públicas e privadas, da capital e interior do Estado, estiveram presentes, divididos em 11 equipes.

Além dos estudantes do Ifac de Rio Branco e do Campus Cruzeiro do Sul, os alunos do Colégio Militar Estadual Tiradentes, das escolas Raimundo Ermínio Ferreira, São João Batista e Edmundo Pinto de A. Neto também participaram da competição.

Equipe Sírius 02.JPG

Equipe Sirius 02, formada por alunos do ensino fundamental do Colégio Militar Estadual Tiradentes

A equipe Sírius 02, do Colégio Militar Estadual Tiradentes, garantiu classificação no Nível 1 da OBR em que competem estudantes de 1º a 8º ano do Ensino Fundamental. No Nível 2, dos alunos de 8º e 9º ano do fundamental e do ensino médio, a equipe Aquiri Robots, do Ifac, ficou com a medalha de ouro. A Hunter R2D2, também do Ifac, ficou com a medalha de prata e a equipe Os_Capacitores, da Escola Raimundo Ermínio Ferreira, ficou com a medalha de bronze.

As duas primeiras colocadas em cada nível garantiram vaga na etapa nacional da OBR 2022, que acontecerá de 17 a 22 de outubro no Campus Universitário FEI – Campus São Bernardo do Campo/SP.

1. Medalhistas de Ouro - Equipe Aquiri Robots.JPG

Equipe Aquiri Robots, do Ifac Campus Rio Branco garantiu a medalha de ouro no nível 2

“Foi a primeira vez que participei, ganhei muitos conhecimentos não só na competição, mas também na preparação para ela. A OBR é a competição que não visa apenas a programação do robô, para ganhar tem que ter boas estratégias na hora da disputa e tem que ter um bom raciocínio na hora da montagem do robô. Sem dúvida foi uma experiência incrível”, afirmou o estudante Wesly Vieira, medalhista de ouro da Equipe Aquiri Robots.

Para a integrante da equipe Makers em Ação, Maria Eduarda de Souza, “Participar da OBR é uma oportunidade de adquirir conhecimento e desenvolver vários aprendizados, com a ajuda dos professores e toda a gestão e coordenação da escola. A gente consegue ter inovação, criação, desenvolvimento e solução de novos desafios na nossa caminhada.”

2. Medalhistas de prata - Equipe Hunter H2D2.JPG 3. Medalhistas de bronze - Equipe Os_Capacitores.JPG

Equipes medalhistas que competiram no nível 02: Hunter R2D2 e Os_Capacitores

Já a professora da Escola São João Batista, Delbileny Lima de Oliveira, destacou a importância de motivar os alunos a buscar o aprendizado por meio da competição. Ela comentou que “Foi muito significativo participar da OBR e apoiar os meus alunos. É gratificante como professora construir o conhecimento com os alunos e apresentar caminhos e possibilidades para o desenvolvimento deles. Ver a realização de um ano de trabalho entre escola, alunos e professores foi uma sensação de orgulho e gratidão. E que venham novos desafios!”, comemorou.

Coordenador do projeto de extensão no Ifac e responsável pela etapa estadual Acre da OBR, o professor William Maia comentou a realização de mais uma edição da olimpíada.

“Fico muito feliz em contribuir com o desenvolvimento da robótica educacional no Estado. Participar da OBR, observar e vivenciar experiências adquiridas pelos estudantes e superações durante o processo de treinamento e competição é o fator motivador para continuarmos trabalhando para a expansão da OBR nas escolas. Agradeço em especial a equipe de professores e voluntários e ao apoio da organização nacional, que possibilitaram este maravilhoso evento.”

 Competição 01.JPG

Para o diretor geral do Campus Rio Branco, Paulo Roberto de Souza, “Esse evento desperta o interesse e a criatividade de nossos alunos, que se esforçam bastante para participar. Ficamos parados durante os anos da pandemia, mas estamos retomando nossas atividades e aos poucos esse evento voltará a movimentar intensamente nosso campus. E ainda, coroando toda essa alegria, temos uma equipe do campus ficando em primeiro lugar e indo disputar a etapa nacional, levando com muito orgulho o nome do Ifac e do Campus Rio Branco para além do nosso Acre”, comemorou.

O pró-reitor de Extensão, Fábio Storch, esteve presente no evento e falou do investimento feito pelo Ifac a partir da entrega de kits de robótica e realização de oficinas na área, ainda em 2019. Ele parabenizou o professor William Maia pelo trabalho na coordenação do projeto de extensão da OBR etapa estadual Acre.

A Olimpíada Brasileira de Robótica tem apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), e outras diversas instituições de ensino. O objetivo é divulgar a robótica, suas aplicações, possibilidades, produtos e tendências, como também, estimular a formação de uma cultura associada ao tema tecnológico. Na competição, o desafio para os estudantes é o projeto, montagem e programação de um robô móvel autônomo para cumprir uma tarefa de resgate de vítimas, em um ambiente que simula um desastre, sendo inviável a atuação direta de seres humanos.

Veja como ficou a classificação geral das equipes:

N1 (Nível 1): Sírius 02 (Colégio Militar Estadual Tiradentes)

N2 (Nível 2):

1. Aquiri Robots (Medalha de Ouro) - IFAC Campus Rio Branco

2. Hunter R2D2 (Medalha de Prata) - IFAC Campus Rio Branco

3. Os_Capacitores (Medalha de Bronze) - Escola Raimundo Ermínio Ferreira

4. Nanobots (melhor programação) - IFAC Campus Cruzeiro do Sul

5. The Four Cybernetic (Robustez) - IFAC Campus Cruzeiro do Sul

6. Makers em Ação (Inovação) - Escola São João Batista

7. Hellboticas (Melhor Escola Pública) - IFAC Campus Cruzeiro do Sul

8. Bazinga (Dedicação) - Escola Edmundo Pinto de A. Neto

9. Bulgados (Design) - Escola São João Batista

10.Android de Troia (Maker) - Escola Edmundo Pinto de A. Neto

Veja mais fotos e vídeo do Evento no link: https://photos.app.goo.gl/6PM4U7oQA2mB4ksa9

 

Com fotos e informações da Coordenação Estadual Acre da OBR 2022