Inscrições de pós-graduação para docentes seguem até 23 de setembro

publicado: 09/09/2022 13h32, última modificação: 09/09/2022 13h42
A formação é destinadas para profissionais que atuam nas redes federal, estadual ou municipal de ensino; o curso é gratuito e tem duração de 12 meses
imagens_materias_capa - 2022-09-09T113204.576.png

O Instituto Federal do Acre (Ifac) prorrogou as inscrições, até o dia 23 de setembro, para a pós-graduação (especialização) em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica.  O curso, que é gratuito e será realizado em formato 100% on-line, é destinado para profissionais que atuam na Educação Básica, como também na Educação Profissional e Tecnológica, das redes federal, estadual e municipal.

Acesse o edital: https://editais.ifac.edu.br/categoria/edital/arquivos/639/

Conforme explica a pró-reitora de Ensino, Lucilene Acácio, este é o primeiro curso do Ifac a ser ofertado pela Universidade Aberta do Brasil (UAB).

“Há um esforço coletivo da Rede Federal em promover a formação pedagógica de professores graduados não licenciados e esse curso nasce desse trabalho coletivo. Por esse motivo, o Instituto compreendeu como fundamental realizar a adesão a esse curso de oferta nacional, visando atender também a formação pedagógica dos professores do Ifac”, destacou Lucilene Acácio.

Inscrição

Para se inscrever, o candidato deve preencher o formulário online, disponível no link: https://questionario.ifac.edu.br/index.php/625629?lang=pt-BR, como também anexar os documentos exigidos em edital, em arquivo único PDF, na ordem solicitada.

As inscrições devem ser feitas até às 17h, do dia 23 de setembro.

Dúvidas e informações podem ser encaminhadas para o e-mail .

Curso

O curso de pós-graduação em Docência para Educação Profissional e Tecnológica (EPT) tem duração de 12 meses e carga horária de 480 horas.

A formação tem como foco capacitar graduados, bacharéis e/ou tecnólogos que atuam ou pretendem atuar na educação profissional e tecnológica, especialmente nos cursos técnicos de nível médio, além de estimular a produção e difusão de conhecimento sobre a EPT como campo de estudos por meio da Educação a Distância como estratégia educativa.

Para conhecer o Projeto Pedagógico do Curso, acesse: https://www.ifac.edu.br/o-ifac/ensino/cursos/campus-rio-branco/especializacao/ppc/ppc-pos-graduacao-em-docencia-para-a-ept.pdf

Formação para professores do Ifac

De acordo com a pró-reitora de Ensino do Ifac, com a publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, os professores graduados não licenciados passam a ter o direito de requerer diploma de Licenciatura em Docência na Educação Profissional Técnica de Nível Médio, desde que atendam requisitos previstos na atual resolução.

Dentre as normativas para a referida solicitação, estão: diplomação em curso de Bacharelado ou Tecnologia; ter cursado especialização na área de Docência para a Educação Profissional e Tecnológica, com no mínimo 360 horas; comprovar, pelo menos, 400 horas de prática pedagógica em docência.

“Nesse sentido, é importante que os professores do Ifac que não contemplem os requisitos previstos legalmente, façam a inscrição no curso que estamos ofertando. É muito importante que essa capacitação aconteça”, afirmou Lucilene Acácio.