INTERNACIONALIZAÇÃO

Estudante do Ifac é selecionada para participar de intercâmbio no Japão

publicado: 14/04/2023 12h36, última modificação: 19/04/2023 09h36
Programa de mobilidade acadêmica é realizado através do programa Sakura Science High School, da Embaixada Japonesa, com apoio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif)
Mobilidade acadêmica com o Japão.jpeg

Estudante Vitória Renata, selecionada para o intercâmbio no Japão, e o prof. Luiz Eduardo, diretor Sistêmico de Relações Internacionais

A estudante Vitória Renata Nunes Barros, do 3º ano do Curso Técnico Integrado em Edificações, do campus Rio Branco do Instituto Federal do Acre (Ifac), foi selecionada pelo programa de mobilidade acadêmica internacional Sakura Science High School, em Tóquio. Vitória Renata viajou nesta quinta-feira (14/04), para o Japão.

O programa acontecerá de 16 a 22 de abril de 2023, e a estudante do Ifac foi selecionada através do Edital nº 15/2022, do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), parceiro da Embaixada Japonesa no Brasil. A estudante do Ifac vai integrar um grupo de estudantes do Brasil para participar do Sakura Science High School Program (Brazil), um programa de intercâmbio de curta duração no Japão.

Segundo o diretor Sistêmico de Relações Internacionais, Luiz Eduardo Guedes, a aluna Vitória Renata destacou-se pela sua excelência acadêmica. “A participação da aluna do campus Rio Branco, no programa de mobilidade acadêmica internacional é uma grande oportunidade para desenvolver habilidades acadêmicas e culturais, além de expandir seus horizontes para além das fronteiras do Brasil”.

A participação de estudantes em programas de intercâmbio é desenvolvida através de uma política do Instituto Federal do Acre, por meio da Diretoria Sistêmica de Relações Internacionais, e visa promover ações voltadas à formação cidadã por meio da educação internacional, que inclui ações como pactuação de acordos e parcerias com instituições estrangeiras, o ensino de línguas, intercâmbio acadêmico e cultural, incentivo a projetos de pesquisa, extensão e inovação com instituições estrangeiras.

“Desta forma, o Ifac busca estimular sua comunidade acadêmica na participação em programas de cooperação com instituições estrangeiras de forma que obtenham um desenvolvimento de suas atividades acadêmicas satisfatoriamente”, destaca o diretor Luiz Eduardo Guedes.

O Programa – Sakura Science High School é um programa de intercâmbio educacional promovido pelo governo japonês para alunos do ensino médio em todo o mundo. O programa oferece a oportunidade para alunos com excelência acadêmica e interesse em áreas de ciência e tecnologia para participar de um programa de duas semanas no Japão.

O objetivo do Sakura Science High School é promover o intercâmbio de curta duração (7 dias) para estudantes brasileiros, no Japão, por meio de visitas a centros de pesquisa e universidades daquele país, participação em seminários, entre outras atividades junto a estudantes do ensino médio japoneses e de outros países participantes.

(Com informações do prof. Luiz Eduardo Guedes)