extensão

Estudantes do Bujari participam de oficina de robótica no Ifac

publicado: 24/04/2023 18h03, última modificação: 24/04/2023 18h08
Projeto em parceria com a SEE deve capacitar 381 alunos de escolas do interior e da capital do Acre até novembro de 2023
robotica_bujari (1).jpg

38 alunos do ensino fundamental da Escola São João Batista, de Bujari – AC, participaram da primeira oficina do Projeto de Iniciação Tecnológica “Programando meu primeiro robô”, oferecida pelo Ifac no Campus Rio Branco. A capacitação foi do dia 10 a 14 de abril. Estiveram presentes no momento inaugural do projeto, além dos alunos e professoras responsáveis da Escola São João Batista, o coordenador do Núcleo de Inovação da Secretaria de Estado de Educação (SEE) Anderson Melo e o diretor-geral do Campus Rio Branco, Paulo Roberto.

O objetivo do projeto é estimular o interesse em iniciação tecnológica e a criatividade dos estudantes nesta área do conhecimento. Por meio de oficinas de robótica básica com kit Lego, o projeto proporciona que os participantes desenvolvam habilidades básicas relacionadas à programação aplicada na área de robótica.

“Ver meu filho todo contente contando sobre os feitos desse curso é uma felicidade, só posso agradecer a todos os responsáveis pelo projeto”, disse a senhora Dulcimar, mãe de um aluno que participou da oficina. Ela também destacou o carinho e compromisso das professoras e dos responsáveis pelo curso e ainda, que “essa é uma oportunidade única e tenho certeza que foi de grande aprendizado para o meu filho.”

Para a professora Kelly da Silva, que acompanhou os alunos da Escola São João Batista, “Com esse projeto eles estão tendo a oportunidade de interagir com a robótica, levando-os a superar  suas capacidades de programar e montar seus robôs, além de adquirir aprendizagem de trabalhar em equipe.”
robotica_bujari (2).jpg

O diretor-geral do Campus Rio Branco, Paulo Roberto de Souza elogiou o projeto destacando a possibilidade de alunos de outras escolas públicas conhecerem o Ifac, participando ativamente de atividades de iniciação tecnológica. “Uma instituição pública, fazendo pesquisa e extensão, que chega até a população que muitas vezes não está longe daqui e não conhece o nosso trabalho é a melhor forma de fazermos a diferença em nossa cidade, em nosso estado”, completou.

Um importante trabalho também vem sendo desenvolvido pelos monitores do projeto, como a estudante do 2º ano do curso técnico em Edificações do Ifac, Isabelle do Nascimento. “É uma oportunidade de grande aprendizado e ganho de experiência na área. Desde o momento da capacitação, organização dos kits, laboratórios e o início da oficina com os alunos da escola São João Batista, estou recebendo apoio tanto dos outros monitores bolsistas quanto da equipe e professores, o que é imprescindível para o sucesso do projeto. Agradeço imensamente a oportunidade de participar dessa monitoria de robótica.”

O coordenador do Projeto, professor William Maia afirmou que “É muito satisfatório ver a alegria e entusiasmo das crianças e adolescentes aprendendo um pouco de robótica e superando os desafios do curso. Agradeço aos gestores pelo apoio na execução do projeto, bem como a SEE e escolas parceiras”, concluiu.

O projeto de iniciação tecnológica “Programando meu primeiro robô” foi selecionado nos editais nº 88/2022, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), e o nº 20/2022 da Pró-Reitoria de Extensão do Ifac que visam o desenvolvimento de ações de formação em programação e/ou robótica e/ou cultura maker para estudantes dos anos finais do ensino fundamental das redes públicas de ensino.

A meta do projeto é capacitar, no mínimo, 381 alunos de duas escolas do interior do Acre e duas escolas da capital do Estado. Para isso, deverão ocorrer oficinas mensais com 40 participantes até novembro de 2023.
Trata-se do segundo projeto de oficina de robótica realizado no Ifac Campus Rio Branco para estudantes do ensino fundamental. Em 2022, o projeto "Eu Programo Robôs", financiado pelo edital Ifes nº 01/2021, alcançou o número de 293 alunos capacitados.

Com fotos e informações do projeto de robótica