Campus Rio Branco

Estudantes de Administração realizam visitas técnicas em lojas

publicado: 26/04/2023 10h52, última modificação: 26/04/2023 10h56
A atividade aconteceu no dia 22 de abril, no Via Verde Shopping, e contou com a participação de discentes e professores
imagens_materias_capa (32).png

Estudantes do curso de Bacharelado em Administração, do Instituto Federal do Acre – Campus Rio Branco, realizam visita técnica em duas lojas comerciais do Via Verde Shopping. A ação, que aconteceu no dia 22 de abril, integrou as atividades acadêmicas das disciplinas de Introdução à Logística, Gestão da Qualidade, Administração Mercadológica I, Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais, e de Organização, Sistemas e Métodos.

Conforme explica a professora e coordenadora do curso de Bacharelado em Administração, Pollyana Rufino, com a visitação nas lojas Studio Z e Bemol, os alunos puderam conhecer as dinâmicas administrativas das unidades comerciais, como também perceber a relação das disciplinas estudadas em sala de aula com o ambiente coorporativo, e ainda ampliar os conhecimentos de forma prática.

WhatsApp Image 2023-04-22 at 13.17.50.jpeg   WhatsApp Image 2023-04-22 at 13.19.56 (1).jpeg

“Com certeza, sair do campus e conhecer melhor o funcionamento das empresas é uma atividade de grande valia para a formação dos estudantes de Administração. Permite que conexões entre a teoria e a prática sejam estabelecidas e percebidas pelos estudantes, impactando numa maneira assertiva de aprendizado”, destacou a docente.

Anthony Gabriel de Lima Costa, que é estudante do 3º período, ressaltou a importância da atividade para os aprendizados. “Foi a minha primeira visita técnica e achei muito legal entender na prática aquilo que estudamos em sala de aula. Fazer um comparativo do que é a teoria e como ela funciona na prática nos permite entender melhor os processos que acontecem por trás de empresas que já conhecemos”.

A visitação teve início da loja Studio Z. A unidade, que integra uma rede varejista de moda com mais de 100 lojas no Brasil e presente em 16 estados, teve seu primeiro estabelecimento inaugurado no Acre em 2011. A visita foi guiada pela supervisora da unidade, Geliane Carvalho, que apresentou aos estudantes os principais processos administrativos da loja, indo desde a chegada dos produtos até a etapa de pós-venda.

20230422_101959.jpg   20230422_105337.jpg

Na Bemol, os alunos puderam conhecer mais sobre a dinâmica administrativa, os processos logísticos, gerenciamento de qualidade e pós-venda. A visita foi acompanhada pela gerente Milca Abreu. A unidade do Via Verde Shopping é uma das 39 lojas que estão localizadas em Manaus, Porto Velho, Boa Vista e Rio Branco. Ao todo, a rede Bemol conta com 4,2 mil colaboradores.

Para a professora Maria da Conceição Nogueira, que também foi a responsável por conduzir a atividade técnica, as visitações e ações desenvolvidas fora da sala de aula contribuem para uma melhor assimilação do conteúdo ministrado no curso.

“As visitas técnicas nas organizações são de muita importância na formação de estudantes do curso de Administração, pois proporcionam aos acadêmicos a interação da teoria e prática, auxiliando na formação de profissionais de excelência. As empresas ao abrirem as portas para esses estudantes estão fazendo parte desse processo. Hoje, as unidades os recebem na condição de aluno, mas no futuro poderão recebê-los como colaboradores de excelência”, ressaltou a docente.

Ao todo, 35 estudantes dos 3º e 5º períodos do curso de Bacharelado em Administração participaram das visitas técnicas. A atividade também contou com apoio do professor com Henrique Canizo, que auxiliou os alunos no momento da visitação.