Campus Rio Branco

Estudantes do Ifac atingidos pela inundação podem buscar doações no campus

publicado: 13/04/2023 14h59, última modificação: 13/04/2023 19h26
Campanha realizada pela Proex e pelo DCE teve como objetivo amenizar os prejuízos das famílias residentes em áreas alagadas
campanha-enchentes-final (1).jpeg

Na foto, membros do DCE Ifac com gestores da Proex e do Campus Rio Branco

Desde o dia 24 de março, o Ifac se organizou, por meio da Coordenação de Arte, Cultura e Cidadania da Pró-Reitoria de Extensão para uma campanha de arrecadação de doações destinadas a famílias atingidas pelas inundações na capital. Os diversos itens arrecadados já vem sendo distribuídos entre cerca de 80 alunos e 20 servidores e terceirizados do Ifac em Rio Branco.

De acordo com a diretora de Extensão e Articulação com a Sociedade no Ifac, Luana Melo, foram arrecadados sacolões, água mineral, produtos de limpeza e higiene pessoal. Outros itens arrecadados foram roupas femininas, masculinas e infantis, sapatos, mochilas, roupas de cama, colchões, carrinho de bebê e utensílios domésticos.

campanha-enchentes-final (3).jpeg
Servidores organizam as doações entregues no Campus Rio Branco
Uma
contribuição expressiva foi feita durante a reunião nacional do Fórum dos Pró-Reitores de Extensão (Forproext) da Rede Federal de Educação que ocorreu no final de março, no Rio Grande do Sul. Na ocasião, o pró-reitor de Extensão do Ifac, Fábio Storch, falou sobre a situação vivenciada pelos acreanos, o que sensibilizou os gestores presentes que apoiaram a campanha. Com os valores arrecadados, foi possível adquirir 48 sacolões que já estão sendo entregues às famílias de estudantes atingidos.

Outra importante iniciativa foi a do Diretório Central dos Estudantes (DCE/Ifac). O presidente do diretório, João Bosco – que teve a própria casa alcançada pelas águas do Igarapé São Francisco – buscou apoio do Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC) e da Associação dos Magistrados do Acre (Asmac) que além de doar também ajudou na entrega de 20 sacolões para alunos alagados. O DCE ainda mobilizou o corpo discente na campanha de solidariedade.

campanha-enchentes-dce.pngDCE realizou campanha para mobilizar estudantes nas redes sociais
Distribuição e entrega das doações
- De acordo com a coordenadora da campanha na Proex, Mariete Buriti, estudantes, servidores e terceirizados atingidos pela alagação podem ir até o Campus Rio Branco e buscar os itens de maior necessidade entre o que há disponível. Para mais informações, é possível entrar em contato com a servidora Mariete pelo telefone/ whatsapp 68 9914-8920. A prioridade é para os estudantes selecionados no edital do auxílio emergencial.

campanha-enchentes-final (2).jpegAuxílio emergencial - Além da campanha de arrecadação, o Ifac vai conceder o Auxílio Emergencial de R$ 600 para os estudantes desalojados, desabrigados ou que tiveram perdas materiais. A ação está sendo realizada pela Diretoria de Assistência Estudantil com apoio do Núcleo de Assistência Estudantil (Naes) do Campus Rio Branco.

Todas as ações têm sido realizadas com o apoio da Defesa Civil de Rio Branco e envolvimento dos campi Rio Branco e Baixada do Sol.