Ifac participa de atividades do Dia dos Povos Indígenas na Casai-Rio Branco

publicado: 27/04/2023 20h08, última modificação: 27/04/2023 20h09
Docentes e estudantes dos campi Rio Branco e Baixada do Sol apresentaram jogos didáticos e oficinas, além de sessões do planetário móvel ao público
planetario-indigenas-riobranco (1).jpeg

Crianças aprendem brincando com os jogos matemáticos

Professores e estudantes do Ifac participaram de atividades do Dia dos Povos Indígenas levando o programa de extensão “Circuito de Ciências” ao público da Casa de Apoio à Saúde Indígena de Rio Branco (Casai), localizada na estrada transacreana. Os docentes dos campi Rio Branco e Baixada do Sol, Cleyton Assis, Alcilene Balica, Wilson Sales, Bruno Araújo, Fábio Soares e Bartolomeu Costa estiveram no local no dia 19 de abril acompanhados dos bolsistas e voluntários do programa. A Casai-Rio Branco atende entre 80 a 120 pacientes por mês.

Somadas às atividades promovidas pela Casai, o Ifac apresentou jogos didáticos e oficinas, além do planetário móvel ao público que pode interagir com os “jogos matemáticos”, que tem objetivo de apresentar a matemática de forma lúdica e acessível a todos os públicos. As crianças e adolescentes também puderam participar de uma oficina de construção e lançamento de foguetes confeccionados com materiais de baixo custo e utilizando práticas seguras como o minifoguete de “buscapé” ou “rojão de vara”, como é mais conhecido. Além disso, o público também pode aprender sobre física e astronomia de uma forma imersiva assistindo às sessões do planetário móvel do Ifac.

planetario-indigenas-riobranco (2).jpeg

Crianças e jovens participaram de uma oficina de confecção de foguetes

Segundo o professor Bruno Araújo, “participar das atividades me fez ter sentimentos de nostalgia, da época em que era uma simples criança, que gostava de fazer pinturas no rosto e utilizar adereços como o cocar que representam parte da cultura indígena.” Ele acredita que, com o tempo, a sociedade tende a minimizar suas origens. No entanto, “como forma de reverter este quadro, propomos, dentre outras ações, resgatar nossa memória através de eventos que contribuam para a conscientização, popularização e engajamento em causas sociais que impactam de alguma forma toda a nossa civilização”, acrescentou.

Coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Campus Baixada do Sol, o docente Bartolomeu Costa manifestou satisfação com a ação realizada na Casai. Para ele, as atividades desenvolvidas estão relacionadas aos objetivos do Neabi, que é promover ações de ensino, pesquisa e extensão que incluam as relações etnicorraciais, tais como debates, cursos, oficinas, palestras, pesquisas, etc. De acordo com o coordenador do Neabi/CBS, a interação com a comunidade é fundamental para o desenvolvimento de ações que valorizem a identidade éticorracial.

planetario-indigenas-riobranco (3).jpeg

Indígenas assistiram às sessões do planetário móvel do Ifac

Exposição itinerante - Segundo o professor Bruno Araújo, existe um projeto em desenvolvimento que tem como objetivo promover a divulgação científica, de astronomia e astronáutica, em comunidades de difícil acesso e carentes de eventos desta natureza. O projeto intitulado “Exposição itinerante: semeando Ciência, astronomia e astronáutica na Amazônia Ocidental do Brasil” será realizado em uma parceria do Ifac com a Universidade Federal de Roraima (UFRR) e o Instituto Federal de Rondônia (Ifro) e deve atender municípios do interior do estado como o Jordão.

Com fotos e informações do programa de extensão Circuito de Ciências