REITORIA

Fórum da Câmara de Comércio Brasil-Canadá encerra missão de reitores

publicado: 29/04/2023 11h52, última modificação: 29/04/2023 11h58
A última etapa da missão dos reitores da Rede Federal no Canadá foi o encontro com a Câmara de Comércio Canadá-Brasil, em Toronto, realizada nesta sexta-feira (28/04) na Lambton College. Na ocasião, foram debatidos temas como meio ambiente, inovação e internacionalização.
Capa Fórum_1.jpeg

A última etapa da missão da Rede Federal no Canadá foi o encontro com a Câmara de Comércio Canadá-Brasil, em Toronto, realizada nesta sexta-feira (28/04) na Lambton College. Na ocasião, foram debatidos temas como meio ambiente, inovação e internacionalização.

A reitora do Instituto Federal do Acre, Rosana Cavalcante dos Santos, teve participação no encontro, quando destacou a importância do evento para o desenvolvimento de programas de colaboração entre faculdades e universidades no Brasil e Canadá, contribuindo para o crescimento e aprimoramento das instituições de ensino representadas no fórum.

Fórum da Câmara de Comércio Brasil-Canadá  (3).jpeg

1.jpeg

“Além da presença do Ifac, temos a participação de outros institutos federais do Brasil, colleges e universidades canadenses como a Lambton College, a Toronto Metropolitan University, a Câmara de Comércio Brasil-Canadá e o consulado da embaixada brasileira em Toronto. Foi muito bom poder estar aqui compartilhando ideias e experiências”, destacou Rosana Cavalcante.

Durante o evento, segundo a reitora do Ifac, foi possível discutir assuntos relevantes, como inovação e empreendedorismo, meio ambiente, além do contato com diversas organizações canadenses presentes. “Foi um dia enriquecedor e esperamos continuar trabalhando juntos para fortalecer ainda mais as relações entre Brasil e Canadá”.

Internacionalização – O tema internacionalização é compreendida no Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) como uma ferramenta de desenvolvimento institucional e de pessoas, sendo um eixo transversal para incremento da qualidade da educação.

A premissa, aliada ao protagonismo internacional das instituições congregadas ao Conselho, levou uma comitiva de dirigentes, gestores e assessores ao Canadá para uma série de agendas com foco no intercâmbio de conhecimentos voltado para o fortalecimento da educação profissional brasileira.

De acordo com o reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), Jefferson Manhães, líder da delegação do Conif e vice-presidente para as Américas da WFCP, o Conif ocupa um espaço de protagonismo na WFCP. “Coordenamos os trabalhos no Grupo de Afinidade sobre Cidadania Global e participamos do painel sobre liderança na área de sustentabilidade. Nesta missão, estamos estreitando os laços entre a educação brasileira, a canadense e a do mundo. É o Brasil voltando ao protagonismo nas relações internacionais”, destacou.

Acordo MEC_Canadá (2).jpeg

A delegação liderada pelo Conif ao Canadá teve representação de 14 instituições da Rede Federal, sendo elas o Colégio Pedro II e os Institutos Federais do Acre (Ifac), de Alagoas (Ifal), do Amapá (Ifap), do Espírito Santo (Ifes), Fluminense (IFF), de Goiás (IFG), de Minas Gerais (IFMG), do Paraná (IFPR), do Rio de Janeiro (IFRJ), de Sergipe (IFS), de São Paulo (IFSP), do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) e do Triângulo Mineiro (IFTM).

O grupo é composto ainda por pró-reitores e gestores de relações internacionais, que representam o Forinter. O diretor Sistêmico de Relações Internacionais, Luiz Eduardo Guedes, acompanhou a reitora Rosana Cavalcante, como membro da Coordenação do Fórum de Assessores de Relações Internacionais da Rede Federal (Forinter).

Fórum da Câmara de Comércio Brasil-Canadá  (2).jpeg

Também fizeram parte do grupo o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), Getúlio Marques Ferreira, e a diretora de Formação de Professores da Educação Básica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Márcia Serra Ferreira.

Eventos no Canadá – A primeira agenda do grupo foi na edição de 2023 do Congresso da Federação Mundial de Colleges e Institutos Politécnicos (WFCP, sigla em inglês). O evento, que ocorreu em Montreal, no Canadá, de 23 a 25 de abril, é considerado um dos maiores na área de Educação Profissional e Técnica do mundo. Além das conferências e painéis, o evento contou com a premiação de boas práticas, na qual os Institutos Federais de Goiás (IFG) e São Paulo (IFSP) conquistaram medalhas de ouro e prata, respectivamente, em duas das 13 categorias em disputa.

Acordo_Brasil_Canada.jpeg

Na quarta-feira (26/4), o secretário da Setec, Getúlio Marques Ferreira, assinou um memorando de entendimento para cooperação acadêmica com a presidente e CEO do Colleges Institute Canada (CICan), Denise Amyot. O objetivo é estabelecer ações que fortaleçam e desenvolvam a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) nos dois países. “O nosso governo está comprometido com fortalecimento da Rede Federal. Para isso queremos fortalecer as parcerias existentes e trabalhar para criar novas oportunidades”, disse.

Na quinta-feira (27/4), durante a visita técnica ao Toronto First Steps, a coordenadora da Câmara de Relações Internacionais do Conif e reitora do Instituto Federal do Acre (Ifac), Rosana Cavalcante, destacou a importância do Conselho na liderança da missão ao Canadá como uma ferramenta de promoção e indução da internacionalização na Rede Federal. “O Conif tem potencializado nossas instituições aos olhos do mundo, uma vez que contamos com números e entregas impressionantes. Temos tido a oportunidade de conhecer estruturas e lógicas de atuação diferentes das nossas. Isso nos inspira!”.

(Com informações da Assessoria de Comunicação do Conif e fotos do prof. Luiz Eduardo Guedes e Conif)