Campus Rio Branco

Livro sobre história da capoeira no Acre é lançado pela Editora Ifac

publicado: 13/04/2023 16h13, última modificação: 13/04/2023 16h55
Em forma de e-book, livro “A Ginga na Terra do Aquiry: dimensões históricas, etnográficas e mapeamento da Capoeira no Acre”, será lançado nesta quinta-feira (13/04), às 18h45, no campus Rio Branco
Matéria (1).jpg

Com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/AC), o Instituto Federal do Acre (Ifac), através da Editora Ifac (Edifac), lança nesta quinta-feira (13/04), às 18h45, no auditório do campus Rio Branco, o e-book “A Ginga na Terra do Aquiry: dimensões históricas, etnográficas e mapeamento da Capoeira no Acre”.

O livro foi elaborado a partir dos dados da “Pesquisa Histórica e Etnográfica sobre a Capoeira no Acre e Mapeamento dos Mestres, Grupos e Praticantes da Capoeira no Estado do Acre”, uma ação do Plano de Salvaguarda da Capoeira no Acre e financiada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/AC), que cedeu o direito de uso dos dados para publicação.

O e-book foi organizado pelos pesquisadores do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi/campus Rio Branco) Cledir de Araújo Amaral, Ádamo Gabriel da Silva Lopes, Alcilene Alves e Maria Cristina Lobregat, e é resultado do Plano de Salvaguarda da Capoeira no Acre, construído em 2019 pela comunidade capoeirista acreana.

Dividido em cinco capítulos, o e-book foi escrito pelos autores Ádamo Gabriel Lopes, Alcilene Oliveira Alves, Ane Kelly Severino Savino, Cledir de Araújo do Amaral, Edilene da Silva Ferreira, Maria Cristina Lobregat e Valdineia Rodrigues Tomaz, a partir de uma das ações prioritárias previstas no salvaguarda, como forma de registro histórico e situacional da capoeira no Acre, de acordo com a diretriz pesquisas, mapeamentos e inventários participativos.

Segundo o prof. Cledir de Araújo Amaral, que está organizando o lançamento do e-book, o apoio do Ifac, através da Editora Ifac, foi importante para que a obra fosse publicada. “O e-book é uma publicação da Editora Ifac, que garante a qualidade técnico-científica da obra após pareceres de revisores independentes e aprovação por sua comissão científica. Convidamos os servidores, estudantes, comunidade externa e a comunidade capoeirista do estado do Acre para prestigiar o lançamento do livro que resgata a história da capoeira no Estado”.

Acesse aqui o link do e-book que está disponível na Editora Ifac, no site da instituição.