Neabi do Campus Rio Branco lança livro inédito sobre a capoeira no Acre

publicado: 17/04/2023 14h47, última modificação: 17/04/2023 19h29
Pesquisa na qual o livro foi baseada foi conduzida por integrantes do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do Ifac e contou com financiamento do Iphan
noticia ifac novo.png

Integrantes do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi/CRB) do Ifac Campus Rio Branco lançaram, pela Editora Ifac, o livro digital “A Ginga na Terra do Aquiry: Dimensões Históricas, Etnográficas e Mapeamento da Capoeira no Acre”. O evento foi realizado no dia 13 de abril, no auditório do Campus Rio Branco, com a presença dos membros do Neabi, gestores do Ifac, representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/AC), da Fundação Cultural Elias Mansur (FEM) e da comunidade capoeirista do estado.

O diretor-geral do Campus Rio Branco, Paulo Roberto de Souza, capoeirista, enfatizou que o livro é fruto de um trabalho realizado a muitas mãos, destacando a participação dos bolsistas do Ifac na pesquisa.

Já o pró-reitor de Extensão do Ifac, Fábio Storch, chamou atenção para a importância social da capoeira, presente nos bairros periféricos e do impacto da prática com a juventude. Ele também lembrou que o projeto de extensão de capoeira, coordenado pelo professor Cledir Amaral foi um dos primeiros institucionalizados no Ifac, em 2010, trabalho existente até hoje no Campus Rio Branco.

A mesa de honra do evento de lançamento do e-book também foi composta pelo coordenador do espaço O Casarão, que representou a FEM, Magliel Moura e da organizadora do Plano de Salvaguarda da Capoeira no Acre, técnica em Antropologia do Iphan, Thaisa Lumie Yamauie.

A obra
– Em 2019, o Iphan/AC publicou o Plano de Salvaguarda da Capoeira no Acre, que previa a realização de pesquisas e mapeamento dos grupos e praticantes da capoeira como forma de produzir conhecimento e aprimorar o planejamento de ações de salvaguarda. A salvaguarda é um instrumento que visa garantir a viabilidade do Patrimônio Cultural Imaterial, tais como a identificação, documentação, investigação, proteção, valorização, promoção, transmissão e revitalização desse patrimônio. Desde 2008, a Roda de Capoeira e o Ofício de Mestre de Capoeira são registrados como patrimônios culturais imateriais do Brasil.

Com a publicação do  Plano de Salvaguarda, a Superintendência do Iphan no Acre contatou o Neabi do Ifac Campus Rio Branco para elaborar a pesquisa que resultaria no livro “A Ginga na Terra do Aquiry”, o primeiro de um núcleo de estudos do Instituto, segundo o coordenador do Neabi, João Cabral.

O e-book traz um resgate histórico da aparição da capoeira no Acre, sua institucionalização em meados da década de 1970 até o surgimento de Mestre Rodolfo, que foi o responsável pela primeira escola de capoeira e pelos primeiros batizados no estado. Além disso, o estudo descreve a forma como a capoeira vem sendo transmitida no Acre, bem como as transformações que vem passando em tempos recentes.

Na obra também pode ser encontrado o mapeamento da capoeira no Acre. No período em que a pesquisa foi feita, foram identificados 27 diferentes grupos de capoeira, com pelo menos, 3.717 capoeiristas, distribuídos nos 131 núcleos presentes no estado. A pesquisa ainda mostra os estilos de capoeira praticados no Acre.

O e-book foi organizado pelos pesquisadores Cledir Amaral, Alcilene Alves e Maria Cristina Lobregat, professores no Ifac e Ádamo Gabriel Lopes, da Universidade Federal do Acre (Ufac). O livro pode ser acessado gratuitamente pela página da Editora Ifac ou pelo link: https://www.ifac.edu.br/o-ifac/editora-ifac/periodicos/livros-vi-conc-t/e-book-a-ginga-na-terra-do-aquiry.pdf