REITORIA

Reitora e dirigentes da Rede Federal participam do Congresso da WFCP

publicado: 24/04/2023 20h07, última modificação: 24/04/2023 20h07
Evento é considerado um dos maiores na área de Educação Profissional e Técnica e acontece no período de 23 a 25 de abril, no Canadá
Capa_canadá.jpeg

A reitora do Instituto Federal do Acre (Ifac), Rosana Cavalcante dos Santos, e Dirigentes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica participam, nesta semana, em Montreal, no Canadá, da edição de 2023 do Congresso da Federação Mundial de Colleges e Institutos Politécnicos (WFCP, sigla em inglês).

Rosana Cavalcante dos Santos, como Coordenadora da Câmara de Relações Internacionais do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) participa do evento que é considerado um dos maiores na área de Educação Profissional e Técnica do mundo. O diretor de Sistêmico de Relações Internacionais, Luiz Eduardo Guedes, participa do evento como membro da Coordenação do Fórum de Assessores de Relações Internacionais da Rede Federal (Forinter).

O Congresso da Federação Mundial de Colleges e Institutos Politécnicos (WFCP) conta com seminários, encontros dedicados à educação e a formação técnico-profissional, incluindo questões como Futuro do Trabalho, Equidade e Inclusão, Migração e Sustentabilidade e a premiação de boas práticas.

Capa_canadá4.jpeg

No domingo (23/4), primeiro dia do evento, o Conif, representado pelo reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), Jeferson Manhães, liderou um grupo de afinidade sobre Cidadania Global. O encontro teve por objetivo o compartilhamento de experiências e técnicas para a construção e vivência da cidadania global, e contou com a participação de mais 50 congressistas.

As atividades em Montreal seguem até esta terça-feira (25). “Ao participar da WFCP, as instituições de educação profissional e técnica têm a oportunidade de se conectar com outras instituições em todo o mundo, estabelecer parcerias e colaborações internacionais, bem como participar de conferências e eventos que promovem o diálogo e a troca de informações entre os membros”, apontou a reitora do Ifac.

A delegação brasileira tem 30 integrantes, entre representantes do Conif, dos Institutos Federais, da  Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), além do secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), Getúlio Marques Ferreira.

Capa_canadá5.jpeg

Na quarta-feira (26/4), ainda em Montreal, a delegação brasileira terá um encontro bilateral com representantes do Colleges and Institutes Canada (CICan) com o intuito de discutir iniciativas de cooperação técnica e acadêmica e de retomar a parceria do projeto Mulheres Mil, cujo objetivo é promover a formação profissional e tecnológica articulada com aumento de escolaridade de mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Conforme programação do evento, na quinta feira (27/04), em Toronto, a reitora Rosana Cavalcante será a líder da agenda, quando falará em nome do Conif para a equipe da Toronto First Steps.

Acesse aqui a agenda completa do evento

Capa_canadá3.jpeg

Na sexta-feira (28 de abril) a delegação se reunirá com a Câmara de Comércio Brasil-Canadá, ocasião em que serão debatidos temas como meio ambiente, inovação e internacionalização. “O Canadá é um dos principais parceiros da Rede Federal. Nossa ida à Toronto tem como premissa estreitar relações com instituições canadenses e buscar oportunidades para os estudantes brasileiros”, pontua Jefferson, vice-presidente para as Américas da WFCP.

O evento - O Congresso Mundial 2023 está sendo sediado pelas Faculdades e Institutos do Canadá (CICan) e pela Federação Mundial de Faculdades e Politécnicos (WFCP), e ocorre no período de 23 a 25 de abril, em Montreal, Quebec, Canadá, com o tema Inteligência Coletiva.

Capa_canadá2.jpeg

Saber como usar e alavancar todas as formas de inteligência é essencial para o desenvolvimento de indivíduos e sociedades, incluindo inteligência social, cultural, política, ambiental, emocional e artificial.

A Inteligência Coletiva é necessária para garantir uma abordagem holística e criativa para atender às necessidades de uma população estudantil diversificada de vários percursos e às necessidades do mercado de trabalho em constante evolução.

Mais de 1.500 participantes se reunirão para refletir, discutir, compartilhar e fazer networking, todos com o objetivo de melhor defender, capacitar e conduzir o conhecimento para abordar questões e explorar soluções inovadoras para o setor de educação e treinamento profissional e técnico e vocacional pós-secundário (TVET). no Canadá e em todo o mundo.

(Com informações e fotos do prof. Luiz Eduardo Guedes)

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents