REITORIA

Reitora do Ifac é eleita coordenadora da Câmara de Relações Internacionais do Conif

publicado: 17/04/2023 16h22, última modificação: 19/04/2023 09h36
Eleição ocorreu no dia 1º de março e, como coordenadora, participará de duas agendas internacionais: o Congresso Mundial da World Federation of Colleges and Polytechnics (WFCP) e o Colleges and Institutes Canada (CICan)
Câmara de Relações Internacionais_Conif (1).JPG

A reitora do Instituto Federal do Acre (Ifac), Rosana Cavalcante dos Santos, foi eleita no dia 1º de março de 2023, coordenadora da Câmara de Relações Internacionais do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

A Câmara tem como objetivo estratégico promover a internacionalização e o desenvolvimento sustentável das instituições de ensino da Rede Federal, através do fortalecimento da cooperação técnica e acadêmica Sul-Sul, atuação em redes nacionais e internacionais, incentivo à mobilidade acadêmica e profissional, valorização do ensino de idiomas e formação de servidores e gestores com integralidade e multiculturalidade.

A reitora comporá uma delegação brasileira de reitores, gestores de relações internacionais e pró-reitores da Rede Federal que participará do Congresso Mundial da World Federation of Colleges and Polytechnics (WFCP) que acontecerá entre os dias 23 e 25 de abril de 2023, em Montreal, no Canadá.

Após o congresso, a reitora, enquanto coordenadora da Câmara de Relações Internacionais do Conif, terá uma agenda com a Colleges and Institutes Canada (CICan) e com os Dirigentes da Federação do Cegeps. A missão se encerrará com a reunião com Câmara de Comércio Canadá-Brasil (CCCB) e com a Toronto First Step, uma agência de intercâmbio em Toronto que tem trabalhado com os institutos federais do Brasil, como IFB, IFPB, IFPI, IFSC, IFSP, entre outros, para capacitação linguística em língua inglesa e técnico-administrativa de servidores.

Câmara de Relações Internacionais_Conif (2).jpg

O diretor Sistêmico de Relações Internacionais do Ifac, Luiz Eduardo Guedes, acompanhará a reitora nas duas agendas, como membro da Coordenação do Fórum de Assessores de Relações Internacionais da Rede Federal (Forinter) desde o início de 2022, com mandato até o final de 2023. Além disso, o professor Luiz Eduardo Guedes é o coordenador do Grupo de Trabalho da Política Linguística da Rede Federal.

O Forinter é um órgão de assessoramento do Conif, composto por gestores dos escritórios de relações internacionais das instituições que integram o Conselho e tem como objetivo propor e articular as ações internacionais das instituições da Rede Federal, assessorando a Câmara de Relações Internacionais do Conif.

(Com informações e fotos do prof. Luiz Eduardo Guedes)