Inovação

Startup apoiada pela Incubac receberá investimento de R$ 500 mil

publicado: 19/04/2023 14h42, última modificação: 19/04/2023 14h42
Aporte financeiro servirá para o empreendimento se estruturar e se posicionar no mercado; Seleção foi realizada no evento PPBio Invest, no Ifac Campus Rio Branco
ppbio-invest1.png

Nos dias 13 e 14 de abril, o Ifac Campus Rio Branco sediou o PPBio Investe, realizado pelo Programa Prioritário de Bioeconomia (PPBio). O evento teve como objetivo incentivar o empreendedorismo e fortalecer o ecossistema de startups da região. Para isso, no evento seriam escolhos dois projetos inovadores para receber um aporte financeiro para se estruturarem e se posicionarem no mercado totalizando R$ 1 milhão. Entre os empreendimentos selecionados está a startup Encantos da Floresta, que faz parte do programa de incubação de empresas da Incubadora de Empreendedores de Base Tecnológica e da Economia dos Setores Populares e Tradicionais do Acre (Incubac).

A Encantos da Floresta tem como objetivo desenvolver produtos naturais a partir da biodiversidade da Amazônia. Um dos seus produtos é o sangue de dragão, um óleo de origem vegetal que tem sido utilizado no tratamento de úlceras diabéticas. Com a seleção no PPBio Investe, a startup receberá aporte financeiro de R$ 500 mil, e assim, a empresa poderá investir em pesquisa e desenvolvimento, além de contar com o apoio necessário para se tornar uma referência no segmento.

Saiba mais sobre a Encantos da Floresta

Junto da Encantos da Floresta, o outro projeto selecionado foi o Hylaea, de insumos farmacêuticos, que também recebeu o aporte de 500 mil reais. Ao todo, 24 empresas participaram do evento, sendo apresentadas às exigências legais do PPBio e tendo a oportunidade de apresentar seus projetos à banca responsável pela seleção.

Além da startup Encantos da Floresta, outras duas empresas que fazem parte do programa da Incubac, a Seringal Biotech e a Mateiro Digital, também participaram do evento e foram apresentadas à banca avaliadora. Apesar de não terem sido selecionadas para receber o aporte de 500 mil reais, as duas startups serão cadastradas no banco de projetos do PPBio, o que significa que poderão ter acesso a recursos e investimentos futuros para o desenvolvimento de suas ideias.

“A realização do PPBio Investe, na Incubac, demonstra o engajamento do Ifac frente ao fortalecimento do ecossistema de startups na região”, afirmou a diretora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do Ifac, Herika Montilha. do NIT. Ela reforçou que a Incubac tem trabalhado incansavelmente para oferecer uma infraestrutura de excelência e uma equipe altamente qualificada para atender as demandas dos empreendedores e investidores. Segundo a gestora, a expectativa é que a incubadora se torne um dos melhores habitats de inovação da região, alavancando os indicadores de geração de negócios de impacto e fortalecendo a economia local, sem a necessidade da startup sair do Acre, pois a empresa encontrará tudo que precisa para se estruturar na Incubac.

ppbio-invest2.png

Ainda segundo a diretora do NIT/Ifac, “A escolha da Encantos da Floresta destaca a importância de inovações que valorizem a biodiversidade da região e promovam o desenvolvimento sustentável”. A empresa tem como objetivo desenvolver produtos naturais a partir de espécies amazônicas, promovendo o uso sustentável dos recursos naturais da região e contribuindo para a preservação da biodiversidade.

Sobre o Programa - O PPBio é uma iniciativa que busca fomentar a bioeconomia na Amazônia, promovendo o uso sustentável dos recursos naturais da região. O programa atua em parceria com diversas instituições, como universidades, centros de pesquisa e empresas, e tem como objetivo desenvolver produtos e serviços que agreguem valor à biodiversidade da Amazônia.

O programa foi idealizado pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e é coordenado pela organização não-governamental Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam).

No evento PPBio Investe, no Ifac, estiveram reunidas as principais instituições do ambiente de inovação do estado, incluindo representantes da Incubac, da Universidade Federal do Acre (Ufac), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Governo do Estado.

Credenciamento ao Capda - Desde dezembro de 2022, o Ifac está credenciado no Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (Capda) como Instituição habilitada à execução de atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação. O credenciamento para captação de recursos, oficializado pela Resolução Capda/ME nº 33/2022, é um exemplo de como a união entre instituições pode ser benéfica para o desenvolvimento sustentável da região amazônica, garantiu Herika Montilha.

“Esse trabalho realizado pelo NIT do Ifac tem como objetivo estimular a inovação e a transferência de tecnologia para a sociedade, e possibilitou que as empresas que fazem parte do programa de incubação da Incubac participassem do evento promovido pelo PPBio. A partir desse credenciamento, outras startups também poderão ter acesso a recursos e investimentos futuros para o desenvolvimento de suas ideias, promovendo assim o desenvolvimento sustentável da região”, completou.

Com fotos e informações do NIT/Ifac