Notícias

JIFAC 2023

Cerimônia de abertura do Jifac 2023 marca início das competições

publicado: 01/08/2023 13h09, última modificação: 08/08/2023 20h17
Evento foi realizado na tarde desta segunda-feira (31.07), com a presença dos diretores-gerais, de estudantes, servidores e autoridades
imagens_materias_capa (9).png

A maior competição esportiva do Instituto Federal do Acre (Ifac) teve início na tarde desta segunda-feira (31.07), com a cerimônia de abertura. O evento, que foi realizado no novo campus Baixada do Sol, localizado na região da Transacreana, contou com a participação de estudantes, servidores e autoridades.

Os Jogos do Instituto Federal do Acre (Jifac), que já integram o calendário acadêmico e esportivo da instituição, funcionam como seletiva para os Jogos da Rede Federal (JIF). Este ano, o evento nacional acontecerá em Fortaleza (CE), no mês de outubro, com expectativa de participação de cerca de 1,2 mil alunos e alunas de Institutos Federais de todo o país. Os melhores classificados no Jifac 2023 vão representar a instituição no JIF.

   

Alice Moura, que é estudante do curso técnico em Agropecuária, do campus Sena Madureira, e veterana no Jifac, vai disputar os jogos de futsal e competir em provas de atletismo. A jovem, que está ansiosa para a competição, já espera levar medalhas para casa. “Estamos na expectativa para o Jifac 2023. O campus Sena Madureira veio bastante preparado e queremos ser campeãs no futsal, assim como no ano passado”.

“O Jifac é um momento de emoção e de sempre lembrarmos da importância que o esporte tem na educação. No Ifac, entendemos a prática esportiva como um elemento de preparação para a vida dos nossos jovens, além de ser importante para a saúde e desempenho acadêmico. Para 2023, organizamos um evento de forma que nossos estudantes tenham sucesso na fase nacional”, destacou a reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos.

                DSC_0219.jpg  IMG_0518.jpg  DSC_0161.jpg

O pró-reitor de Extensão (Proex), Fábio Storch, durante a cerimônia de abertura, aproveitou para agradecer aos servidores e parceiros do Jifac 2023. “Os Jogos do Ifac são um evento organizado por muitas mãos, por pessoas que acreditam que o esporte integra o currículo educacional e auxilia na formação cidadã. Esperamos que nossos estudantes participem integralmente do evento, com respeito e dedicação às competições”.

Como forma de recepcionar os atletas do Jifac 2023, o diretor geral do campus Baixada do Sol, Mário Jorge Fadell desejou aos estudantes uma boa competição e destacou a representatividade do evento ser realizado na nova unidade do Ifac. “É com muita alegria que estamos recebendo o Jifac em nosso novo campus. Em breve iniciaremos nossas atividades acadêmicas e também esportivas nesse local. Sintam-se em casa e saibam que o Ifac, como um todo, está recepcionando vocês”. 

DSC_0143.jpg   IMG_0592.jpg

DSC_0071.jpg   IMG_0439.jpg

Como forma de reforçar o respeito às regras e normas esportivas, durante a cerimônia de abertura do Jifac 2023, o estudante Mateus Soares, do campus Tarauacá, e o árbitro de voleibol, Demerson Souza, realizaram os juramentos dos atletas e dos profissionais de arbitragem. O evento contou ainda com a entrada das bandeiras do Brasil, Acre e do Ifac, e a participação da banda Furiosa, da Polícia Militar do Acre (PMAC).

Mais participações

Representando o Governo do Estado, o secretário-adjunto de Esporte e Juventude do Acre, Antônio Carlos Gouveia, mais conhecido como Carlão, participou da abertura do Jifac 2023. “O esporte nos ensina coisas importantes. Não é só uma competição. É sobre ter oportunidade de participar de uma delegação, de aprender, ter os ensinamentos, dos professores. Agradeço organização do Jifac 2023 e a reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos. Desejo boa sorte para todos os atletas”.

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, também esteve presente no evento. “O Ifac é um importante parceiro e que contribuiu muito no desenvolvimento da nossa capital e para a educação. E quando temos uma festa esportiva, com a presença de estudantes de várias regiões, passa a existir uma integração entre estes jovens do Ifac. Estou muito feliz em participar e prestigiar um evento importante como este”.

                DSC_0200.jpg  DSC_0207.jpg  

O senador Sérgio Petecão, que é autor da emenda parlamentar que destinou mais de R$ 1,7 milhão para a construção da quadra poliesportiva e da subestação elétrica, no novo campus Baixada do Sol, também esteve presente na cerimônia.

“É motivo de alegria participar e interagir com esses jovens que precisam da atenção e dos investimentos do estado, para se desenvolverem e se tornarem adultos saudáveis e bons profissionais. Minha relação com o Ifac é de longa data. Prova disso é meu empenho em destinar recursos de emendas parlamentares para investimentos nessa instituição que é um verdadeiro farol de excelência em formação profissional, inovação e empreendedorismo no Acre”, destacou o parlamentar federal.

Estiveram compondo o dispositivo de honra da abertura, os diretores-gerais Paulo Roberto Souza, campus Rio Branco e Mário Jorge Fadell, do campus Baixada do Sol, anfitriões dos jogos; e das delegações dos demais campi, Diones Assis Salla, do campus Sena Madureira; Denis Borges Tomio, do campus Tarauacá; Joel Bezerra Lima, campus Xapuri; e Braulio Gonçalves, do campus Cruzeiro do Sul, fizeram saudação às delegações.

Jifac 2023

Após a cerimônia de abertura, os times femininos de voleibol, dos campi Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Sena Madureira e Xapuri entraram em quadra, dando início às competições esportivas do Jifac 2023.

   

   

Realizado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e Diretoria Sistêmica de Assistência Estudantil (Dsaes), o Jifac 2023 conta ainda com apoio dos campi Baixada do Sol, Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri, e parceria da Ufac, Fundação Elias Mansour, Fundação Garibaldi Brasil e Federação Acreana de Atletismo (FACAt).

As competições do Jifac 2023 acontecem até o dia 03 de agosto, nos campi Baixada do Sol e Rio Branco, e no campus da Ufac localizado na capital acreana.

Os Jogos do Instituto Federal do Acre vão contar ainda com os concursos Miss e Mister Jifac 2023 e Miss e Mister LGBTQIAPN+ Jifac 2023. Os desfiles serão realizados no dia 02 de agosto, a partir das 19h, no campus Rio Branco.

Fotos: Davi Sopchaki e Manassés Carvalho/Ifac