Estande do Ifac na Expoacre oferece ao visitante uma viagem ao espaço

publicado: 03/08/2023 15h49, última modificação: 03/08/2023 23h41
Ação de Extensão “Circuito de Ciências” tem entre as atrações o Planetário Móvel, telescópio e experimentos científicos
Estande Ifac_Expoacre (1).jpg

Quem visitar o estante do Instituto Federal do Acre na Expoacre, até este domingo (06.08), terá a oportunidade de realizar uma viagem pelo espaço, através do Planetário Móvel, e conhecer experimentos científicos e outras atrações que envolvem física e matemática.

No estande são disponibilizados telescópios de alta resolução para observação com riqueza de detalhes da superfície da lua e sessões de filmes e projeções no formato fulldome (360° X 180°), no Planetário Móvel. No ambiente são simulados fenômenos que ocorrem no Universo com temas específicos como o Sistema Solar; a História do Calendário; Formação do Universo; os 100 anos da comprovação da teoria da relatividade.

Estande Ifac_Expoacre (5).jpg

Organizada pela Pró-Reitoria de Extensão, através da Diretoria de Extensão Tecnológica, dos Campi Rio Branco e Rio Branco Baixada do Sol as atividades são coordenadas pelos docentes Alcilene Balica, Bruno Ferreira, Cleyton Assis e Wilson Lacerda. A diretora de Extensão Tecnológica da Proex, Amélia Maria Lima Garcia, destaca a importância da participação dos estudantes do Ifac na ação.

Participação de estudantes - “A participação na ação de extensão Circuito de Ciências na Expoacre 2023 possibilita aos alunos colocar em prática os conhecimentos obtidos em aula. A ação de extensão está promovendo a participação ativa desses alunos na sociedade acreana, tornando-os protagonistas na sua formação técnica e na sua formação cidadã”, disse a diretora.

Estande Ifac_Expoacre (4).jpg

Além disso, segundo Amélia Garcia, a ação gera impacto e transformação social tanto na vida de quem recebe os conhecimentos dos alunos quanto no cotidiano dos alunos que integram ação de extensão “Circuito de Ciências”. O estudante João Paulo, do curso Informática para Internet do campus Rio Branco, por exemplo, participa do Circuito de Ciências há mais de um ano e meio e demonstra a importância de participar do evento.

Experiência no projeto - “No primeiro ano que eu conheci o Circuito de Ciências eu participava como voluntário e me inscrevi para uma bolsa e fui aprovado no projeto. E agora eu atuo com uma diversidade de conhecimentos que eu adquiri no projeto sobre como fazer foguetes e que repasso para os visitantes” diz, o estudante João Paulo.

Estande Ifac_Expoacre (2).jpg

Com relação a experiência no estande do Ifac na Expoacre ele diz que está sendo importante, pois consegue transmitir seus conhecimentos sobre foguete aos visitantes. “Eu estou vendo as pessoas muito empolgadas o conhecimento que eu passo para elas. Agradeço ao Ifac a oportunidade e tudo que aprendi estou repassando para as pessoas que vêm ao estande”.

Entrega de certificados – A reitora Rosana Cavalcante dos Santos visitou o estande na terça-feira (01.08) quando entregou aos docentes coordenadores, monitores, estudantes, ex-alunos e colaboradores externos certificados de participação.

“Foi um momento especial ao visitar nosso estande, e poder entregar, pessoalmente, antes do encerramento do evento, o certificado de participação a quem tem contribuído para divulgar as ações do Ifac na Expoacre”, disse a reitora.

Certificado_1.JPG

Acesse as fotos da entrega dos certificados no ícone abaixo:

fotos.jpg