Campus Cruzeiro do Sul

Estudantes do Ifac conquistam medalha de prata na etapa nacional da ONHB

publicado: 31/08/2023 14h12, última modificação: 31/08/2023 14h12
Pedro Gabriel, Sávio Monteiro e Hilario Marcolis, que já tinham conquistado o 1º lugar na fase estadual, foram orientados pela docente Blenda Cunha
imagens_materias_capa (6).png

Estudantes do Instituto Federal do Acre (Ifac), do campus Cruzeiro do Sul, conquistaram medalha de prata na etapa nacional da 15ª Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB). Pedro Gabriel, Sávio Monteiro e Hilario Macorlis, que integraram a equipe “MPpop”, subiram ao pódio e ficaram entre os melhores do país.

A conquista aconteceu no último domingo (27.08), na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo. Neste ano, a ONHB somou 30,5 mil grupos desde a primeira fase da competição, totalizando 120 mil participantes entre estudantes e docentes. O número é o maior já registrado entre todas as edições.

Em sua rede social, Sávio Monteiro destacou a felicidade em ser medalhista na ONHB. “Só chegaram para a final 340 equipes e nossa foi uma das 40 melhores do Brasil. Uma olimpíada extremamente difícil. O Acre classificou três equipes, sendo todas de Cruzeiro do Sul. Fico lisonjeado por fazer parte de uma equipe finalista e, ainda mais, medalhista. Essa é uma ode à escola pública e de qualidade”.

imagens_materias_capa (7).png   imagens_materias_capa (8).png

Além de ganharem medalha de prata na fase nacional, Pedro Gabriel, Sávio Monteiro e Hilario Macorlis já vinham se destacando nas etapas anteriores. Exemplo disso, foi o 1º lugar na etapa estadual da ONHB. Devido à conquista local, os jovens garantiram passagem direta para a última fase em São Paulo.

A equipe Império Acreano, formada pelas alunas Vanessa Silva, Alessa Lima e o discente Felipe Amaral, também concorreu a etapa nacional devido ao bom desempenho obtido ao longo de todas as fases da edição 2023 da ONHB.

Orientação e formação continuada

As duas equipes do campus Cruzeiro do Sul foram orientadas pela historiadora e professora Blenda Moura. Desde a primeira fase, a docente incentivou e conduziu os estudantes nas revisões e atividades para competição. Após a classificação para a fase nacional, a professora atuou com os alunos e alunas em um programa de estudos focado na ONHB.

imagens_materias_capa (9).png   imagens_materias_capa (10).png

A Olimpíada Nacional de História do Brasil, além de ser um incentivo para ampliação dos estudos da disciplina de história, é também uma oportunidade para os docentes. Com o encerramento da competição, os professores que acompanham as equipes ao longo da ONHB participam de um curso de formação continuada.

As atividades, que tiveram início no dia 28 de agosto, são um momento de troca de experiências, como também para participação em aulas sobre o ensino de história, a realização de visitas técnicas e apresentação de trabalhos.

Realizada desde 2009, a ONHB é organizada pelo Departamento de História da Unicamp, do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) da Unicamp, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Unicamp e da Associação Nacional de História (Anpuh). A competição conta também com a participação de docentes universitários, alunos de graduação, mestrandos e doutorandos.

(Informações e fotos: Assessoria de Imprensa - 15ª ONHB)